Quanto tempo dura lentes de contato dental?

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

As lentes de contato dental são soluções perfeitas para ter o sorriso perfeito! Com elas, é possível uniformizar cor, tamanho e formato dos dentes, tornando o sorriso harmônico e mais bonito, de modo a retomar sua autoestima.

Quem ainda não conhece esse tratamento a fundo costuma ter uma dúvida: afinal, quanto tempo dura a lente de contato dental? Aqui, respondemos essa questão de uma vez por todas e falamos mais sobre o procedimento. Acompanhe e descubra!

jovem escolhendo lentes de contato dental

O que são as lentes de contato dental?

A lente dental é um tratamento odontológico estético que tem como foco a melhora da aparência dos dentes, corrigindo pequenas imperfeições.

Para isso, utiliza próteses que são muito finas, normalmente feitas com resina ou porcelana. Elas são colocadas sobre o dente natural, “escondendo” problemas de cor, tamanho e formato.

O resultado das lentes de contato dental é um sorriso alinhado e harmônico, que é capaz de retomar a autoestima do paciente. O melhor? Em poucas sessões e por um longo prazo, compensando o investimento!

Para quem o tratamento é indicado?

O uso de lente dental é indicado para correção de problemas pontuais, como os de irregularidade de cor. Com a prótese, é possível garantir um sorriso iluminado, com cor uniforme.

A lente de contato dental também é perfeita para corrigir dentes lascados, desgastados ou fraturados, inclusive para fechamento de diastemas, que são espaços entre dentes que deveriam estar próximos.

Assim como qualquer tratamento odontológico estético, as lentes dentais possuem limitações. Para colocar as próteses, o paciente precisa ter indicação de um dentista, estar com a saúde bucal em dia e ter toda a estrutura dentária já desenvolvida (portanto, somente adultos podem realizá-lo).

Lentes de contato dental: conheça as principais vantagens

O tratamento odontológico estético se tornou um dos mais desejados, sobretudo pelo poder de transformar o sorriso de maneira expressiva. No entanto, essa não é a única vantagem da lente de contato dental. Confira, a seguir, outras:

1. Melhora significativa do sorriso

O procedimento se destaca por proporcionar uma melhora expressiva do sorriso, com correção de imperfeições que incomodam o paciente, sobretudo na cor, tamanho e formato dos dentes.

Ao realizá-lo, é possível ter um sorriso mais claro e iluminado, sem tonalidades amareladas ou manchas. Além disso, dá para corrigir altura, desgastes, espaços entre dentes, tudo de forma simples e em poucas sessões.

2. Preservação dos dentes

Há quem tenha receio de fazer o tratamento por pensar que é necessário realizar um desgaste intenso dos dentes naturais. No entanto, isso não se aplica às lentes de contato dental.

O tratamento preserva a estrutura dental do paciente. Na prática, isso significa que poderá retornar à aparência dos dentes se tiver interesse, basta realizar a remoção das próteses.

3. Resultados imediatos

O procedimento se diferencia de outros por proporcionar resultados imediatos, ou seja, não é necessário passar por várias sessões. Por isso, é perfeito para quem tem pressa em ver os resultados e possui indicação para realizar o tratamento.

4. Tratamento não invasivo e sem dor

Não faz tratamentos odontológicos porque tem medo de sentir dor? Então, há uma boa notícia: a colocação das lentes de contato dentais não é invasiva. Não há necessidade de anestesia e o paciente não sente dor.

5. Resistência a danos e longa durabilidade

Não se deixe confundir pela espessura fina das lentes. Quando feitas com material de qualidade, por profissionais especialistas, elas são resistentes a danos e duram bastante tempo.

Qual a durabilidade das lentes de contato dental?

A durabilidade das lentes dentárias podem variar de acordo com o material das próteses. De maneira geral, a lente de contato dental resina tem uma durabilidade menor que a lente de contato dental porcelana.

O tempo médio de duração é de 10 anos, no mínimo, mas isso também pode variar conforme os cuidados que o paciente adota. Maus hábitos podem afetar a longevidade das próteses, reduzindo a durabilidade.

Quer fazer as próteses durarem o máximo possível? Então, é essencial seguir as orientações do dentista, sobretudo no que se refere à manutenção e cuidados para evitar danos às lentes.

Como cuidar das lentes de contato dental?

Quais são, na prática, os cuidados que você pode adotar para maximizar a vida útil das lentes dentárias? A seguir, apresentamos os principais para que você conheça e saiba como agir:

Higiene bucal

A higiene é fundamental para evitar o comprometimento das próteses. Por isso, sempre escove os dentes após as refeições, o que ajudará não somente na remoção de restos de alimentos, como de resíduos de corantes que podem manchar as próteses.

Cuidados com a alimentação

Após a colocação das lentes dentais, é importante ter cuidados com a alimentação. Recomenda-se que evite a ingestão frequente de alimentos muito duros, para minimizar o risco de quebra das próteses.

Além disso, indica-se que evite o consumo constante de alimentos e bebidas que tenham corantes naturais ou artificiais intensos. Lembre-se de que a prótese também é suscetível a alterações de cor. Portanto, pode ficar com manchas com o passar do tempo, sobretudo se consumir alimentos e bebidas com corantes fortes regularmente.

Não consegue ficar longe de alimentos e bebidas com corantes? Então, é preciso redobrar os cuidados com as lentes, escovando os dentes após o consumo, para evitar que os pigmentos se acumulem nas próteses.

Não morder objetos e roer unhas

Existem pacientes que têm o hábito de morder objetos (como canudos e canetas) e roer unhas, o que pode danificar as próteses, deslocá-las ou descolá-las, comprometendo o sorriso e necessitando de troca constantemente. Por isso, a indicação é que abandone esse hábito.

Consultas regulares ao dentista

Outro cuidado essencial que o paciente deve ter é realizar consultas regulares ao dentista. Nessas ocasiões, o profissional poderá identificar eventuais irregularidades e necessidade de tratamento, contribuindo para manter o sorriso do paciente sempre bonito.

A OdontoLiuzzi conta com dentista Rio de Janeiro altamente qualificado para te atender, tanto na colocação das lentes de contato dental como no acompanhamento, garantindo um atendimento personalizado e humanizado. Agende sua consulta e transforme seu sorriso conosco!

Leia também:

>> Motivos para não ter medo de dentista
>>> Pericoronarite: o que é, causas e tratamento

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!