Motivos para não ter medo de dentista

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

Você tem medo de dentista? Acredite, essa é uma reação muito comum entre os pacientes! Basta a lembrança do barulho do temido motorzinho ou da possibilidade de anestesia local para muitos desistirem da consulta, adiando tratamentos.

É justamente aí que está o problema: a fobia de dentista ou o medo de tratamentos odontológicos aumenta o risco de avanço e complicação de eventuais condições que o paciente tenha. Em casos mais graves, pode levar à perda precoce dos dentes.

O tratamento odontológico adequado e precoce é somente um dos motivos para não ter medo de dentista. Aqui, você confere outros! Continue a leitura para descobrir e conhecer dicas que podem te ajudar!

jovem com medo de dentista odontofobia
O que é a odontofobia?

O medo de dentista em um nível intenso, que gera ansiedade e pavor, é conhecido como odontofobia. Muitas vezes, o paciente chega a desistir da consulta mesmo que o tratamento seja obrigatório, como em casos de eliminação da dor e infecções.

Os sintomas da odontofobia costumam variar entre os pacientes. Há quem desmaie antes ou durante a realização de procedimentos. Quem tenha pavor de sentir dor, da agulha da anestesia e do próprio cheiro do consultório.

Alguns pacientes podem ter dificuldade para respirar, náusea, engasgam-se com facilidade ou apresentam leves alterações nos batimentos cardíacos, transpiração, tremores e tensão muscular.

São sintomas que o dentista para quem tem fobia consegue identificar, podendo fazer um diagnóstico preciso e uma abordagem de tratamento personalizada para o paciente.

Quais são as causas da odontofobia?

Ainda não se sabe ao certo o que causa o medo de dentista / odontofobia. No entanto, acredita-se que ele surja após ter uma experiência traumática com algum profissional ou de testemunhar a experiência de outras pessoas.

Pacientes que relatam o medo de dentista normalmente passaram por um atendimento odontológico ruim ou presenciaram uma situação assustadora.

Em casos assim, essas experiências marcam profundamente sua relação com dentistas e atendimentos odontológicos, impactando diretamente na saúde bucal, mesmo em adultos.

3 motivos para não ter medo de dentista

Se você sofre com odontofobia, saiba que existem alguns motivos para não ter medo de dentista e que podem te ajudar a superar esse problema. A seguir, apresentamos principais:

1. Garantia da saúde bucal

Ter uma saúde bucal em dia é um dos principais motivos para você não ter medo de dentista. Caso tenha alguma condição, como cáries, gengivite, periodontite, entre outras, a falta de tratamento eleva o risco de complicações.

Quando isso ocorre, o paciente passa a sentir dor, tem uma redução da qualidade de vida e uma maior chance de perder seu dente natural, comprometendo seu sorriso.

Além disso, a falta de tratamento odontológico impacta diretamente na autoestima do paciente, que tem mais dificuldade para sorrir e se comunicar. Com isso, sofre prejuízos em relacionamentos pessoais e profissionais.

Uma das dicas que podem te ajudar a superar, ainda que aos poucos, o medo de dentista é focar na saúde bucal, que pode interferir na sua saúde como um todo.

2. Avanços na odontologia

Há quem tenha medo de dentista por ter pânico de agulhas e outros equipamentos utilizados pelo profissional. No entanto, é importante saber que atualmente a odontologia está muito mais avançada.

Na prática, isso significa que existem alternativas seguras de anestesia, possibilitando realizar tratamentos sem dor. Um ótimo exemplo é a venosa, que mantém o paciente em estado de sonolência profunda, viabilizando um atendimento rápido, um pós mais simples e praticamente indolor.

Os equipamentos utilizados em tratamentos odontológicos também são mais modernos, inclusive com possibilidade de uso de tecnologias. Elas dão rapidez e segurança ao procedimento, garantindo ao paciente uma melhor experiência.

Para ter acesso a tudo isso, é importante realizar suas consultas e tratamentos odontológicos junto a uma clínica moderna, que investe continuamente no bem-estar dos pacientes e em tecnologia no atendimento.

3. Dentistas que prestam atendimento humanizado

Existem dentistas que prestam um atendimento humanizado ao paciente. Essa abordagem faz parte da odontologia humanizada, que tem como foco o bem-estar do paciente, deixando-o mais à vontade e seguro para chegar ao fim de consultas e tratamentos.

E como funciona um atendimento odontológico humanizado? O dentista desenvolve um trabalho voltado a escutar o paciente, identificar suas necessidades e dores, buscando conhecê-lo profundamente.

Isso possibilita personalizar o atendimento odontológico, adotando uma abordagem que faz mais sentido para o paciente, considerando seus medos, de modo a superá-los e efetivamente realizar o tratamento que tanto precisa.

O atendimento humanizado não envolve somente a relação entre paciente e dentista. Ele abrange, também, o atendimento da recepção da clínica e a criação de um ambiente que dê maior segurança ao paciente, bem como sensação de conforto.

Por isso, um dos passos principais para vencer o medo é buscar um dentista que preste um atendimento humanizado. Assim, contará com um profissional focado em garantir uma boa experiência, tendo mais chances de finalizar seu tratamento.

O que você pode fazer para perder o medo de dentista?

Além das dicas que já demos aqui, como focar na saúde bucal, buscar consultórios com tecnologias e práticas avançadas e preferir dentistas que prestam atendimento humanizado, há outras medidas que podem te ajudar.

Uma delas é estabelecer uma relação de confiança com o dentista. Conte sobre seu medo e não tenha receio de fazer todas as perguntas que você possui. Quanto mais informação você tiver, mais seguro se sentirá.

Outra dica importante é pedir para que alguém te acompanhe na consulta ou no tratamento. Ter o apoio de uma pessoa conhecida pode te ajudar nesse processo, passando por ele com mais facilidade.

Quando identificar que o medo é muito intenso e você é incapaz de superá-lo sozinho, busque apoio. O próprio dentista pode indicar práticas integrativas que podem ajudar.

Dentista para quem tem medo no Rio de Janeiro

Está em busca do dentista Rio de Janeiro perfeito para te atender? A OdontoLiuzzi tem a solução para quem tem medo de dentista, contando com diferenciais importantes como o atendimento humanizado.

A equipe de dentistas da OdontoLiuzzi presta um atendimento focado na segurança, no acolhimento e respeito, garantindo conforto e bem-estar ao paciente. Agende sua consulta!

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!