Entre em contato
Flamengo: (021) 96933-5067
Ipanema: (021) 98391-2327

Odontologia Humanizada

Você provavelmente já ouviu falar em humanização da saúde, não é? Parto humanizado, abordagem humanizada ou, até mesmo, odontologia humanizada. São conceitos que estão ficando cada vez mais fortes na prática clínica em todas as áreas da saúde. Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Humanização (PNH), com objetivo de voltar os olhos dos profissionais de saúde para o paciente como ser humano e não focar tanto nas técnicas e nas doenças. Muitos estudos corroboram que a abordagem humanizada melhora a saúde e previne doenças.

A humanização preconiza o acolhimento. Em uma situação hipotética, como você se sentiria se chegasse ao consultório do seu dentista e logo de cara o manobrista do estacionamento fosse mal educado com você? Ainda por cima, a recepcionista está de cara amarrada lixando a unha e nem te olha quando pede para você esperar pela consulta. Para completar, o dentista atrasa, não avisa e nem oferece opções para remarcar a consulta, só te dá um chá de cadeira. Quando você finalmente é chamado, ele nem conversa porque está com pressa, pede para você sentar e abrir a boca, conta duas cáries e avisa: “Você tem duas cáries aí, custa tanto, vamos fazer?” É como aquele médico que nem encosta no paciente, sabe? Parece que tem “nojinho” de gente.

A abordagem da humanização é a maneira ideal de se praticar saúde, é quando você faz o paciente se sentir acolhido e, principalmente, escuta suas queixas. É importante conversar e explicar sobre as formas de tratamento, porque sabemos que geralmente podemos utilizar de diferentes meios para chegar ao resultado final e nada mais justo do que o paciente participar das decisões.
A Odontoliuzzi é Odontologia Humanizada ao seu alcance.

7 formas de evitar atrasos no tratamento ortodôntico:

Se o bráquete soltar, vá ao dentista.
Quando o bráquete se solta, a força deixa de ser transmitida e o dente não se movimenta podendo, em alguns casos, até voltar um pouco à sua posição original. O aparelho vai perder efeito até a próxima consulta.

Evite o consumo de alimentos duros
Rapadura, maçã, quebra-queixo ou algum alimento considerado duro é aconselhável que você os evite durante o tratamento ortodôntico, pois eles podem amassar os fios ou criar machucados na boca durante o processo.

Compareça às consultas
A manutenção do aparelho ortodôntico é essencial para que haja uma força exercida sobre o dente que gere um movimento.
Se o paciente falta a uma consulta, o dente não vai se movimentar mais do que aquela quantidade determinada.

Descuidos com a higiene
Tudo aquilo que comemos é acumulado nos dentes, que se juntam nos bráquetes podem se calcificar e virar tártaro. O tártaro entre os dentes pode, em algumas situações, impedir certos movimentos dentários (como o fechamento de espaços), além de causar mais atrito quando o dente desliza no fio durante as movimentações. Se essa má higienização causar uma cárie, o atraso pode ficar ainda maior. Caso isso ocorra durante o tratamento, precisamos interrompê-lo e remover o bráquete daquele dente para que o paciente faça uma restauração.

Use corretamente os elásticos
É muito importante que o paciente fique atento na maneira correta de usar os elásticos. O uso incorreto dos acessórios pode causar até mesmo movimentos indesejados que precisarão ser corrigidos futuramente. O pouco uso também vai resultar em mais tempo de aparelho, pois o ortodontista indica esse recurso justamente porque ele pode agilizar o tratamento ortodôntico.

Hábitos ruins
Muitos tratamentos são feitos para corrigir problemas que foram causados por hábitos errados como chupar dedo ou engolir de maneira errada. Eliminar este tipo de comportamento é essencial para o desenvolvimento do processo ortodôntico.

Atenção na contenção!
O período de contenção após o tratamento ortodôntico é tão importante quanto o tratamento por si só, pois ele serve para manter os resultados obtidos. Os pacientes que não usam a contenção e não têm esse acompanhamento podem perder os resultados ganhos.

Não perca a tempo em seu tratamento ortodôntico e entre em contato com a Odontoliuzzi.