DENTISTA HUMANIZADO: RIO DE JANEIRO - RJ
DENTISTA HUMANIZADO: RIO DE JANEIRO - RJ

Qual a diferença entre alinhadores e aparelhos ortodônticos?

A ortodontia evoluiu muito nos últimos anos e a grande inovação neste segmento da odontologia sem dúvida foi a criação dos alinhadores ortodônticos transparentes.

Com relação aos resultados funcionais e estéticos ambos não apresentam diferenças.

O que diferencia aparelhos e alinhadores é a estrutura e o tempo de utilização. Os aparelhos, geralmente, são fixos, mas existem também alguns modelos móveis. No caso dos alinhadores, são sempre móveis, cobrem os dentes por inteiro e são transparentes. Os tratamentos com alinhadores ainda tendem a ter um tratamento mais rápido e confortável.

Quanto à manutenção, o fixo tem uma manutenção mensal ou a cada 45 dias, já o alinhador, você pode receber as placas todas de uma vez ou ir mensalmente receber, dependendo se o caso há necessidade ou não de acompanhamento mensal.

Qual a diferença de preço entre alinhadores e aparelhos?

Geralmente os aparelhos metálicos são os mais baratos,  seguindo pelos aparelhos estéticos e auto-ligados. Com a tecnologia envolvida, os alinhadores têm preço inicial um pouco mais elevado, no entanto, se o tratamento com o aparelho tiver uma duração superior a 1 ano e meio, considerando o valor da manutenção, o alinhador pode acabar tendo um valor final mais barato, além do tratamento ser muito mais rápido.

Para qual tipo de tratamento cada um é indicado?

Os aparelhos e alinhadores são usados de uma forma bem parecida. A restrição em relação ao uso dos alinhadores se dá apenas nos casos mais raros e que são muito complexos.

Os dois dispositivos corrigem problemas simples e complexos. O que pode variar é o grau de dificuldade das movimentações e o tempo que vai levar para alcançar os resultados desejados. Tudo isso é calculado pelo ortodontista para definir o que é melhor para o paciente.

De toda forma, aparelhos e alinhadores fazem correções em casos de:

  • desalinhamentos dentários;
  • alterações na mordida;
  • espaços entre os dentes;
  • apinhamentos dentários;
  • dentes com giros, entre outros.

É possível usar os dois para fazer a ortodontia preventiva, e ambos são utilizados na fase de contenção ortodôntica, para evitar que os problemas que já foram corrigidos voltem. Mas a contenção também pode ser feita com aparelhos móveis.

Como saber qual a melhor opção para mim?

O paciente deve procurar um ortodontista para avaliar as características do seu caso e definir qual é o melhor dispositivo.

Conhecendo as características dos aparelhos e alinhadores, e contando com o suporte de um bom dentista, você vai escolher o dispositivo ideal e realizar um tratamento eficaz. Assim, poderá alcançar ótimos resultados estéticos e funcionais para deixar o seu sorriso perfeito.

Entre em contato com a Odontoliuzzi e agende já sua avaliação com uma de nossas ortodontistas.

Prótese Protocolo

O que é a prótese protocolo?

A prótese do tipo protocolo é uma dentadura presa a implantes dentários, sendo esta indicada para quem perdeu todos os dentes em uma mesma arcada. Diferente da dentadura convencional, ela não apoia-se sobre as gengivas e mucosas e também não apresenta mobilidade ao falar ou mastigar.

Quais as vantagens da prótese protocolo?

Compara à dentadura convencional, a prótese protocolo traz muitas vantagens se comparado à prótese total removível.

Vantagens da prótese protocolo:

✓ não solta ao falar ou mastigar;
✓ não machuca as gengivas aos mastigar;
✓ durabilidade elevada;
✓ resultados estéticos marcantes;
✓ durabilidade elevada;

Importante salientar apenas que este tipo de tratamento requer cirurgia para instalar os implantes dentários e o tempo de tratamento pode durar até 6 meses (quando é realizado enxerto de osso).

Coroas dentárias

As coroas protéticas dentárias são usadas para substituir um dente que falta ou reforçar um dente enfraquecido. Ela é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva.
O paciente pode precisar de uma coroa dentária em diversas situações, como por exemplo: quebra de um dente, desgaste de dente e pouca resistência da estrutura remanescente, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca, ao término de um tratamento de canal quando houve grande perda de estrutura dental e necessidade de colocar um implante dentário em função.
Mas o que mais devemos levar em consideração é a destreza do profissional e do protético para que o encaixe desta com o dente seja quase em linha zero evitando a entrada de alimentos e saliva entre eles o que compromete com o tempo a vida útil do trabalho.

Na clínica Odontoliuzzi as coroa são feitas em nosso laboratório próprio, 100% digital. Então em alguns casos, conseguimos escanear o paciente, fazer a coroa e cimentar no mesmo dia.

Quais os benefícios das Facetas de Porcelana?

As facetas de porcelana estão entre os tratamentos mais procurados atualmente nas clínicas odontológicas por aqueles que buscam renovar seu sorriso. Este tratamento consiste na utilização de pequenas peças cerâmicas, também chamadas de porcelana, para revestir os dentes, tornando-os mais harmônicos e uniformes.

A indicação deste tratamento é para a correção de manchas, fechamento de espaço entre os dentes(diastema), recuperação de dentes quebrados, alterações de coloração, mudança de formato e ajuste oclusal.

As porcelanas dentais resistem às manchas e possuem estabilidade de cor, de modo que não sofrem alterações, mantendo a cor e o brilho por todo o tempo.

Em geral o tratamento é feito de forma rápida, na primeira consulta se faz o planejamento e moldagem/escaneamento do paciente. Na segunda consulta se faz o preparo e colocação do mock up(test drive) onde o paciente já pode ter uma ideia do design final. Na terceira é feita a cimentação.

A Odontoliuzzi conta com laboratório digital próprio com tecnlogia CAD(Computer Aided Design) CAM(Computer Aided Manufaturing), desta forma o paciente pode ver o desenho do seu novo dente no computador antes da cimentação e ainda tem as facetas prontas em poucos dias, uma vez que estas em nossa clínica são feitas localmente por um sistema de fresagem computadorizada.

Diferenças entre facetas de porcelana e facetas de resina.

Diferenças entre faceta de porcelana e faceta de resina:

Conhecendo as diferenças e prós e contras das facetas de porcelana e as facetas de resina chega-se à conclusão da escolha do melhor tipo de tratamento para o paciente.

Com a recente melhora na qualidade das resinas, aliada a melhores resultados estéticos, vêm colocando esta técnica como uma opção segura às facetas de porcelanas. O principal fator pela melhora das propriedades mecânicas e estéticas deste tipo de laminado é a introdução de partículas de cerâmica às resinas, aumentando a gama de indicações e possibilidades deste que é o procedimento estético mais utilizado para laminação dentária.

As vantagens das facetas em resinas são o menor preço do tratamento e possibilidade de ser realizada em uma única consulta, mesmo para um número elevado de dentes. Neste tipo de procedimento normalmente não há necessidade de desgaste dentário e o tratamento é reversível. Com um sistema de cores próximo ao utilizado em facetas de porcelana, a técnica oferece cores naturais e boa anatomia, sendo assim ideal para quem deseja transformações estéticas rápidas e com baixo custo.

As desvantagens são que a resina com o passar do tempo tendem à mudar de cor, pois sofrem com a ação de pigmentos encontrados nos alimentos, cigarro e outros. Considera-se ainda que a resina tem uma vida útil mais curta que a porcelana.

Facetas de porcelana, o que são? Quais cuidados devo ter?

Facetas de porcelanas, a grande mudança no sorriso!

A busca pela reabilitação estética do sorriso tem cada vez mais popularizando os tratamento com as facetas de porcelana. Com o objetivo de corrigir a cor e forma dos dentes, a técnica também conhecida como laminados cerâmicos trabalha com materiais com composições diferentes, técnicas de fabricação específicas e variações na espessura, o que lega também o tratamento a ser chamado de lentes de contato dentárias.

Este tipo de tratamento é o mais utilizado por famosos e artistas na construção de sorrisos brancos e harmônicos. Por outro lado, é o procedimento que exige maiores cuidados no planejamento e execução, por parte do dentista, para evitar danos irreversíveis aos dentes. Por isso a busca de um profissional capacitado, habilidoso e empático é primordial para o sucesso do caso.

Facetas de Porcelana

Prós e contras da faceta de porcelana.

Como toda técnica utilizada em odontologia estética restauradora, a faceta de porcelana tem seus prós e contras. Conheça abaixo suas principais características:

Prós:

✓ capacidade para mascarar dentes escurecidos;

✓ resistência mais elevada comparada a outras técnicas;

✓ alta durabilidade;

✓ não amarela ou perde o brilho com o passar do tempo;

Contras:

✓ exige algum desgaste dentário para nivelamento da superfície dentária;

✓ exigem maior domínio e controle da técnica por parte do profissional;

✓ pode ter custos mais elevados devido ao valor dos materiais utilizados, no entanto, pela durabilidade acaba no final valendo mais a pena;

Odontologia Humanizada

Você provavelmente já ouviu falar em humanização da saúde, não é? Parto humanizado, abordagem humanizada ou, até mesmo, odontologia humanizada. São conceitos que estão ficando cada vez mais fortes na prática clínica em todas as áreas da saúde. Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Humanização (PNH), com objetivo de voltar os olhos dos profissionais de saúde para o paciente como ser humano e não focar tanto nas técnicas e nas doenças. Muitos estudos corroboram que a abordagem humanizada melhora a saúde e previne doenças.

A humanização preconiza o acolhimento. Em uma situação hipotética, como você se sentiria se chegasse ao consultório do seu dentista e logo de cara o manobrista do estacionamento fosse mal educado com você? Ainda por cima, a recepcionista está de cara amarrada lixando a unha e nem te olha quando pede para você esperar pela consulta. Para completar, o dentista atrasa, não avisa e nem oferece opções para remarcar a consulta, só te dá um chá de cadeira. Quando você finalmente é chamado, ele nem conversa porque está com pressa, pede para você sentar e abrir a boca, conta duas cáries e avisa: “Você tem duas cáries aí, custa tanto, vamos fazer?” É como aquele médico que nem encosta no paciente, sabe? Parece que tem “nojinho” de gente.

A abordagem da humanização é a maneira ideal de se praticar saúde, é quando você faz o paciente se sentir acolhido e, principalmente, escuta suas queixas. É importante conversar e explicar sobre as formas de tratamento, porque sabemos que geralmente podemos utilizar de diferentes meios para chegar ao resultado final e nada mais justo do que o paciente participar das decisões.
A Odontoliuzzi é Odontologia Humanizada ao seu alcance.

7 formas de evitar atrasos no tratamento ortodôntico:

Se o bráquete soltar, vá ao dentista.
Quando o bráquete se solta, a força deixa de ser transmitida e o dente não se movimenta podendo, em alguns casos, até voltar um pouco à sua posição original. O aparelho vai perder efeito até a próxima consulta.

Evite o consumo de alimentos duros
Rapadura, maçã, quebra-queixo ou algum alimento considerado duro é aconselhável que você os evite durante o tratamento ortodôntico, pois eles podem amassar os fios ou criar machucados na boca durante o processo.

Compareça às consultas
A manutenção do aparelho ortodôntico é essencial para que haja uma força exercida sobre o dente que gere um movimento.
Se o paciente falta a uma consulta, o dente não vai se movimentar mais do que aquela quantidade determinada.

Descuidos com a higiene
Tudo aquilo que comemos é acumulado nos dentes, que se juntam nos bráquetes podem se calcificar e virar tártaro. O tártaro entre os dentes pode, em algumas situações, impedir certos movimentos dentários (como o fechamento de espaços), além de causar mais atrito quando o dente desliza no fio durante as movimentações. Se essa má higienização causar uma cárie, o atraso pode ficar ainda maior. Caso isso ocorra durante o tratamento, precisamos interrompê-lo e remover o bráquete daquele dente para que o paciente faça uma restauração.

Use corretamente os elásticos
É muito importante que o paciente fique atento na maneira correta de usar os elásticos. O uso incorreto dos acessórios pode causar até mesmo movimentos indesejados que precisarão ser corrigidos futuramente. O pouco uso também vai resultar em mais tempo de aparelho, pois o ortodontista indica esse recurso justamente porque ele pode agilizar o tratamento ortodôntico.

Hábitos ruins
Muitos tratamentos são feitos para corrigir problemas que foram causados por hábitos errados como chupar dedo ou engolir de maneira errada. Eliminar este tipo de comportamento é essencial para o desenvolvimento do processo ortodôntico.

Atenção na contenção!
O período de contenção após o tratamento ortodôntico é tão importante quanto o tratamento por si só, pois ele serve para manter os resultados obtidos. Os pacientes que não usam a contenção e não têm esse acompanhamento podem perder os resultados ganhos.

Não perca a tempo em seu tratamento ortodôntico e entre em contato com a Odontoliuzzi.