Tudo o que você precisa saber sobre clareamento dental no consultório

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

O clareamento dental no consultório é um dos procedimentos perfeitos para ter um sorriso bonito e iluminado, livre de tons amarelados. Ele entrega resultados incríveis e em poucas sessões, compensando o investimento.

Você tem vontade de fazer clareamento dental consultório? Então, é importante saber todos os detalhes sobre o procedimento! Aqui, você descobre tudo o que precisa saber. Continue a leitura e entenda o tratamento de uma vez por todas!

mulher fazendo clareamento dental no consultório de odontologia
O que é o clareamento dental no consultório?

O clareamento dental no consultório é um tratamento de odontologia estética. Como seu próprio nome já indica, sua finalidade é clarear os dentes naturais do paciente, removendo a cor amarelada que se desenvolve e acumula com o passar do tempo.

Todo o tratamento é realizado no consultório, com supervisão do dentista. Por isso, é possível usar ativos clareadores em concentrações elevadas, bem como lasers, o que ajuda a acelerar os resultados. Por isso, garante-se um clareamento significativo em poucas sessões.

Com o procedimento, é possível ter um sorriso iluminado, o que contribui positivamente com a autoestima do paciente. Dessa forma, é possível se sentir muito mais à vontade para sorrir, causando boas impressões em relacionamentos pessoais e profissionais.

Quando fazer o tratamento?

Muitos pacientes ficam em dúvida se o clareamento dentário é indicado para seu caso. De maneira geral, o procedimento é perfeito para quem deseja suavizar o tom amarelado dos dentes ou remover eventuais manchinhas.

No entanto, é essencial ter em mente que nem toda mancha pode ser eliminada dessa forma. Para saber se o procedimento é ideal para o seu caso, consulte um dentista.

Outro detalhe importante é que cada paciente atinge um nível máximo de clareamento. Curiosamente, esse nível depende de fatores genéticos, portanto, varia de pessoa para pessoa.

É por isso que alguns pacientes atingem um grau maior de clareamento, enquanto outros alcançam um menor. Mas sempre há um clareamento significativo, iluminando o sorriso e ajudando a retomar sua autoestima.

Clareamento dental no consultório: saiba como funciona

O clareamento de dente em consultório é simples, feito em poucas etapas. O dentista aplica um produto para isolar e evitar agressões na gengiva, protegendo-a durante o processo.

Então, aplica um gel clareador nos dentes (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio) do paciente e aguarda um tempo de ação. O produto reage, liberando oxigênio e outros subprodutos no dente.

Esse oxigênio quebra as moléculas de pigmentos, resultando no clareamento gradual dos dentes naturais. O dentista pode acelerar esse processo com a aplicação de laser sobre o gel clareador. É o famoso clareamento dental a laser!

Após esse processo, o dentista remove o gel clareador e o produto de proteção da gengiva. É comum que o paciente sinta uma maior sensibilidade após a sessão, efeito colateral que passa após alguns minutos ou poucas horas.

Um dos diferenciais do clareamento dental em consultório é que já dá para ver resultados em somente uma sessão. Normalmente, se faz de três a quatro sessões para atingir o resultado máximo, mas esse número pode variar entre os pacientes.

As sessões têm de 40 a 50 minutos e geralmente se indica que as faça com um intervalo mínimo de uma semana entre elas. Dessa forma, evita-se danos à polpa do dente.

Há contraindicações ao procedimento?

Existem contraindicações ao clareamento dental, como no caso de o paciente ter alergia a um dos produtos utilizados no procedimento. Neste caso, recomenda-se recorrer a outros tratamentos que podem alterar a cor dos dentes, como o uso de facetas dentárias ou de lentes de contato dentais.

Além disso, recomenda-se que somente faça o clareamento se estiver com a saúde bucal em dia, sem tártaro, lesões ou doenças na gengiva. Caso tenha esses problemas, recomenda-se o tratamento prévio para depois clarear os dentes em consultório.

A lista de contraindicações também inclui gestantes e mulheres que estão em período de amamentação, crianças e pacientes que estão em tratamento de câncer de boca.

Quais cuidados ter após o clareamento dental no consultório?

O clareamento dental em consultório tem um pós muito tranquilo e simples. Recomenda-se que o paciente siga com os cuidados de higiene bucal, para evitar uma nova pigmentação por alimentação.

A escovação evita que os pigmentos de alimentos e bebidas se acumulem no dente, o que pode levar ao amarelamento rápido. Portanto, é importante realizá-la sempre após as refeições.

Outro cuidado que se deve ter é abandonar o cigarro, caso fume, porque o tabaco escurece os dentes rapidamente. Além disso, aumenta o risco de ter doenças graves, como câncer. Paralelamente, retarda o tempo de cicatrização do tecido, caso tenha alguma lesão na boca.

Quanto tempo dura o resultado do clareamento dental?

Os resultados do procedimento normalmente são incríveis, mas eles não duram para sempre. Mesmo adotando todos os cuidados indicados pelo dentista, pode ser que os dentes comecem a amarelar de novo com o passar do tempo.

E quanto dura o clareamento de dentes? Depende de o paciente adotar todos os cuidados indicados pelo dentista. De maneira geral, normalmente se recomenda que faça um retoque a cada dois anos, para manter os resultados obtidos no tratamento.

Clareamento dental no consultório x produtos de venda livre

Você provavelmente já deve ter visto produtos de venda livre que prometem clarear os dentes em poucos dias ou semanas. Entre eles, fitas e pastas de dente clareadoras.

No entanto, não se deixe enganar: esses produtos não são tão efetivos e seguros quanto o clareamento dental. Além disso, apresentam o risco elevado de desgastar os dentes naturais, pois são muito abrasivos.

Portanto, sempre que quiser clarear os dentes, faça isso de forma segura, em consultório e sob orientação de um dentista. Dessa forma, preservará sua saúde bucal.

Clareamento dental no Rio de Janeiro

Está em busca de dentista no Rio de Janeiro para fazer clareamento dental? A OdontoLiuzzi tem uma equipe completa para te atender, realizando um trabalho de excelência, com atendimento humanizado.

Entre em contato para saber detalhes sobre o clareamento dental, aproveite para agendar uma avaliação conosco e faça o procedimento com segurança, junto a um dentista altamente qualificado!

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!