Sedação consciente no dentista: como funciona e quais os benefícios

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A sedação consciente é uma solução interessante para pacientes, principalmente os que têm medo de dentista. A razão é simples: ela viabiliza a realização de tratamentos odontológicos.

Não conhece esse tipo de sedação, muito menos como funciona e quais são suas vantagens? Sem problemas! A seguir, você confere essas e outras informações e fica por dentro dos principais detalhes sobre a sedação consciente. Acompanhe!

O que é a sedação consciente?

Trata-se de um tipo de sedação que mantém o paciente consciente / acordado, como seu próprio nome indica. Seu grande diferencial está em ajudá-lo a relaxar, amenizando sintomas de ansiedade, comuns em casos de pacientes com medo de dentista.

É uma sedação de nível mínimo, portanto, uma das iniciais dentro da odontologia. Nela, o paciente respira óxido nitroso, que também é chamado de gás hilariante, provocando um relaxamento.

O uso de sedação consciente é um dos principais recursos da odontologia humanizada, que visa transformar a experiência do paciente, colaborando para o cuidado com a saúde bucal.

Como funciona a sedação consciente odontológica?

Quando se conhece a possibilidade da sedação consciente odontologia, é comum ficar em dúvida sobre como essa solução funciona. Na realidade, não há muitos segredos.

O paciente respira o óxido nitroso por meio de uma máscara posicionada em sua face, sobre o nariz. Esse elemento é misturado com oxigênio de forma proporcional e sua ação é imediata.

Quando entra em contato com o sistema nervoso central, o óxido nitroso provoca um estado de relaxamento, ajudando no controle de sintomas da ansiedade e nervosismo. No entanto, o paciente não perde seus sentidos e se mantém acordado. É daí que vem o nome sedação consciente.

Ao utilizá-la, é possível realizar o tratamento dentário com maior facilidade, tanto para o paciente como ao dentista. Inclusive, permite fazer mais de um procedimento no mesmo dia, dependendo do tratamento.

O dentista controla a quantidade da sedação e, após retirá-la, o efeito passa rapidamente. Por isso, o paciente pode retomar sua rotina, inclusive voltar para casa dirigindo com segurança.

Quais são as vantagens desse tipo de sedação?

A sedação consciente possui vantagens únicas, por isso é a escolha de muitos pacientes como alternativa de acalmar o paciente. Logo abaixo, você confere quais são as principais:

Ação não invasiva

Ao contrário de outros tipos de sedação, como a anestesia odontológica, a consciente não é invasiva. Não há aplicação por injeção e dor prévia no local de acesso. Por isso, também é uma boa alternativa para quem tem medo de agulha.

Efeito rápido

A ação da sedação consciente é rápida, praticamente imediata. O dentista consegue ajustá-la conforme o perfil do paciente, personalizando o uso. Além disso, após suspender a sedação, o efeito também passa agilmente.

Método seguro de sedação

Trata-se de um método seguro de sedação, sobretudo pelo fato de o paciente permanecer consciente. Só há um relaxamento, mas a pessoa continua acordada, ciente do que se passa ao seu redor.

Influência na tolerância à dor

Esse tipo de sedação também influencia diretamente na tolerância à dor, amenizando-a. Por isso, é uma alternativa interessante para pacientes que são mais sensíveis.

Alívio da ansiedade e estresse

Outra vantagem muito importante é o alívio da ansiedade e estresse, que são reações comuns em pacientes com medo de dentista. Assim, é possível manter a pessoa mais calma, reagindo melhor durante a realização do tratamento.

Recuperação praticamente imediata

A sedação consciente se destaca por proporcionar uma recuperação praticamente imediata ao paciente, sem transtornos e sem impactar negativamente seu dia, otimizando seu tempo.

Há efeitos colaterais e contraindicações?

Os efeitos colaterais da sedação consciente são raros. No entanto, existe a possibilidade de o paciente apresentar suor excessivo, formação de secreções em vias aéreas seguida de leve tosse, bem como náusea.

Pouquíssimas pessoas podem ter esses efeitos colaterais e quando eles ocorrem, normalmente são leves e não duram muito. Logo, é um tipo de sedação que compensa bastante se houver indicação. 

Sobre as contraindicações, somente não se recomenda o uso por pacientes que estão enfrentando algum problema respiratório com obstrução da passagem do ar, como rinite ou sinusite.

Um dos principais requisitos para a sedação fazer efeito é ter vias aéreas abertas. Se não for esse o caso, não terá o efeito desejado. Converse com um dentista para saber se você pode fazer uso da sedação consciente.

Principais indicações para uso de sedação consciente

A sedação consciente é indicada para pacientes que têm medo ou ansiedade intensa de dentista, ou procedimentos odontológicos, chegando a impedir consultas e tratamentos.

Além disso, também é uma opção para quem possui sensibilidade à dor, não consegue se manter quieto por muito tempo na cadeira do dentista ou tem dentes muito sensíveis. 

Pode ser aplicada em crianças (principalmente aquelas que se recusam a ficar paradas e não cooperam), adultos e idosos. A diferença entre esses públicos está na dose, que é personalizada considerando idade e peso do paciente.

Qualquer dentista pode realizar a sedação?

A sedação consciente pode ser administrada pela maioria dos dentistas, pois se trata de uma alternativa não invasiva, que exige conhecimento especializado somente para ajuste de doses e aplicação.

Já para a sedação moderada e profunda, o conselho odontológico de cada estado regula a questão. Em alguns casos, apenas dentistas com autorização podem realizá-las, pois são técnicas mais complexas.

Quais cuidados se deve ter após a sedação consciente?

Esse tipo de sedação conta com a vantagem de não exigir cuidados especiais depois da aplicação. A recuperação é imediata após cessar a inalação do óxido nitroso e o paciente pode retornar às suas atividades normalmente. 

Procedimentos odontológicos com sedação consciente no Rio de Janeiro

A OdontoLiuzzi disponibiliza tratamento dentário com sedação consciente, com foco em odontologia humanizada, prestando um atendimento diferenciado ao paciente.

Nossa clínica conta com dentista Rio de Janeiro de diversas especialidades, todos atualizados e altamente capacitados. Além disso, temos estrutura completa, moderna, segura e confortável, garantindo ao paciente uma experiência acolhedora.

Agende uma consulta com um de nossos especialistas e aproveite para saber mais sobre a sedação consciente em tratamentos odontológicos!

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Sedação consciente no dentista: como funciona e quais os benefícios

Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!