1- Sentir dor ao comer algo doce e ou quente que cessa após o estímulo;
2- Sentir dor mais aguda ao beber algo gelado que cessa após o estímulo;
3- Dor pulsátil constante que cessa somente com uso de medicamento;
4- Sentir a presença de fístula local , com a presença ou não de dor.
O Tratamento de Canal dentário, nada mais é que um procedimento realizado para limpar o interior do dente comprometido, realizado pelo dentista endodontista especialista em cuidar do sistema de canais e em tratar lesões no nervo e na raiz do dente .
O Tratamento de canal dentário é feito utilizando-se de instrumentos ( limas ) e medicamentos, onde o endodontista busca eliminar a ação das bactérias ali presentes, além de vedar com a obturação final a comunicação do meio interno do dente, já limpo, com o meio externo para que não ocorra a troca de novas infecções.
O tratamento de canal dentário é indicado quando a polpa (nervo e vasos sanguíneos) do dente está inflamada ou infectada. A inflamação ou infecção pode ser causada por diversos fatores, como trauma, cáries profundas ou presença de fístulas ( similar a uma espinha na gengiva ) presente na região do dente afetado.
Quando você tem um problema de canal dentário, o tratamento é uma forma de aliviar a dor e restaurar a saúde do seu dente. Se você estiver sentindo qualquer tipo de dor nos dentes ou na gengiva, o ideal é procurar por ajuda de um profissional habilitado para avaliação e escolha do melhor tratamento para você.
1-Tratamento dentário para canal vital ou bio, que significa que apesar de infeccionado e inflamado seu canal ainda se encontra vivo, portanto pode ser iniciado e finalizado em 1 única consulta.
2-Tratamento dentário para canal necrosado, que significa que ele se encontra “morto” infeccionado, inflamado e com envolvimento de bactérias extremamente resistentes, portanto torna-se mais demorado.
O tratamento de canal dentário pode variar em tempo, dependendo da complexidade do caso. Geralmente, o procedimento é concluído em sessão única com instrumentos rotatórios e digitais que nos permitem um tratamento mais rápido, mais preciso e menos desgastante para o paciente, mas isso só será possível se após a consulta de diagnóstico o profissional observar que seu canal se encontra vital ou bio como descrito acima.
No canal dentário necrosado, o tratamento de canal torna-se mais demorado, geralmente necessitando entre duas ou três sessões, com intervalos de uma a duas semanas entre elas. Pois nesta condição clínica o canal dentário está contaminado por bactérias envolvidas na decomposição da matéria orgânica existente dentro do canal dental: a polpa dentária. Levando em consideração que estas, tornam a condição mais grave, torna-se necessário que medicamentos específicos sejam utilizados, e permaneçam por algum tempo neutralizando as toxinas dessas bactérias, afim de evitar futuras infecções.
Não, o tratamento de canal dentário não dói. Na verdade, a maioria das pessoas não sente nada durante o procedimento, pois ele é realizado com uma boa técnica de anestesia local.
Aqui, temos o diferencial de utilizar o Morpheus que é um dispositivo de anestesia sem dor, além de escolher a dedo profissionais humanizados que trabalham com cautela e mão leve.
No entanto, é importante salientar que cada pessoa é única e, portanto, algumas podem sentir alguma sensação bem leve durante o procedimento, principalmente em situações clínicas avançadas. No entanto, isso é facilmente controlado com anestésicos locais. A escolha de um profissional calmo e empático ajudará bastante nessa situação.
O valor do tratamento de canal dentário depende de diversos fatores, como o número de canais a serem tratados, a complexidade do procedimento, do número de sessões necessárias, do conhecimento do profissional, e dos instrumentais e materiais que serão utilizados. Difícil seria falar de valores exatos diante de tantas particularidades, mas podem variar de R$ 500,00 à R$ 1200,00.
Nossa dica é que busque realizar com qualidade, para que não tenha problemas futuros, nem desconforto durante seu tratamento. Neste momento invista em você.
1- Manter uma boa higiene dental, isso significa escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, e usar fio dental
2- Evitar alimentos muito doces ou ácidos, que alteram o ph da saliva.
3- Beber muita água, para estimular a produção de saliva, sua maior proteção.
4- Evitar o atrito entre os dentes como no Bruxismo.
5- Visitar o dentista regularmente para fazer limpeza e controle de cáries, de forma preventiva.
O dente fica frágil com o tratamento de canal dentário, de fato, pois ao tratar o canal retira-se a irrigação e vitalidade do mesmo tornando-o mais friável, portanto isso não significa afirmar que todo dente com canal irá fraturar. Apenas torna-se necessária uma correta indicação de reabilitação oral pós- tratamento, selecionando os materiais corretos (resina e os diferentes tipos de porcelana), assim como, levar em consideração a função do dente, e se o paciente possui algum hábito parafuncional ( bruxismo ) que exerça uma força excessiva no local. Isso só será possível com o conhecimento do profissional que irá conduzir o caso.
Se pararmos para pensar, mesmo que o dente fique friável após o tratamento, se ele não encostar em nada e não exercer nenhuma força, não irá fraturar correto?
Então torna-se muito mais importante prestar atenção em como ele será reabilitado, do que simplesmente afirmar que dente com canal fratura.
Embora o tratamento de canal seja eficaz na maioria dos casos, em alguns deles pode ocorrer uma reinfecção, e necessidade de retratamento. Por isso, deve sempre realizar acompanhamento periódico com rx atualizado para que o profissional possa identificar preventivamente e evitar o seu desconforto.
Dentro da Odontologia existem diversas áreas, separadas por especialidades. No tratamento de canal dentário, quem realiza o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento é o Endodontista.
A maioria dos procedimentos de canal são relativamente simples e não requerem muito tempo para serem recuperados. Mas é de extrema importância, que tenha cautela na mastigação, e siga corretamente as orientações do seu dentista.
Alguns pacientes podem experimentar algum desconforto após o procedimento, principalmente ao mastigar. Esse dolorido do dente varia muito entre os pacientes, muitos não sentem nada. Mas caso você tenha, converse com seu dentista que realizou o procedimento para obter os devidos esclarecimentos do que fazer. Nos casos que possuem desconforto o uso de determinados
É um procedimento relativamente simples que envolve a remoção da inflamação e da dor. Vamos realizar o procedimento com cuidado para aliviar a dor e a inflamação dos tecidos. O Endodontista poderá também prescrever analgésicos e/ou anti-inflamatórios para aliviar a dor e a inflamação.
A resposta é: depende. Se a infecção estiver localizada apenas na área do dente, é provável que não seja necessário o uso de antibióticos. No entanto, se a infecção estiver presente em outras partes do corpo, como no sistema linfático ou nos ossos, pode ser necessária a prescrição de antibióticos para combater a infecção. Geralmente, os dentistas recomendam antibióticos para evitar infecções, especialmente se o tratamento de canal foi realizado em um dente com sinais de inflamação. Se você estiver tomando antibióticos, é importante cumprir o curso completo, mesmo se sentir melhor antes. Isso evitará que a infecção volte.
Seu dente irá fraturar apenas se a restauração final não for bem conduzida, assim como, seus hábitos Parafuncionais não forem bem conduzidos. Nós sabemos que este medo é o de muita gente, e se clicou aqui é porque também é o seu, mas fique tranquilo pois escolhendo bons profissionais, isso será difícil de acontecer. No texto acima escrevemos mais sobre o assunto, te convido a ler o conteúdo separado com carinho pelos nossos especialistas para te tranquilizar.
“A vida não precisa ser perfeita para ser maravilhosa.”
Clarissa Pedrozo
Eterno agradecimento a toda a equipe que sempre me acolheu. Sabe aquele lugar que você chega e não tem vontade de ir embora? Café gostoso, conforto, simpatia, acolhimento e o melhor: não senti dor na anestesia. Posso dizer que aprendi amar cuidar dos meus dentes depois que conheci a odontoliuzzi. Tive uma dor no dente e tive que fazer meu primeiro canal… fiquei tensa mas a calma e simpatia da Dra Natália me fizeram acreditar que podemos dormir fazendo canal SEM DOR!!! Super top!!!
Prioridade no atendimento
Entre em contatoCopyright © 2023. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com por Agência Mais Resultado