As lentes são laminados extrafinos, variando de 0,3 mm a 0,5 mm de espessura. semelhantes à lente de contato ocular, fina e transparente; e que são cimentadas somente sobre a superfície da frente do dente em tratamento, por isso são consideradas um procedimento minimamente invasivo, pois é possível realizar este procedimento com mínimo ou nenhum desgaste e são utilizadas principalmente para corrigir imperfeições.
Já as facetas dentárias, são uma forma de restaurar os dentes com lâminas mais espessas de porcelana, entre 0,7 e 1,5 milímetros de espessura mas que também são fixadas sobre os dentes e com a finalidade de modificar seu tamanho, forma ou cor.
Em um primeiro momento, pode parecer que as lentes são mais vantajosas, mas uma grande diferença entre ela e a facetas dentárias é o tipo de transformação no sorriso que o paciente busca, somado ao tipo e posição dos dentes.
Ambas as opções são eficazes, mas cada uma têm suas vantagens e desvantagens, e suas indicações, em um mesmo caso podemos ter lentes e facetas, visto que a diferença delas está na espessura da cerâmica .
Muitos artistas e famosos têm procurado consultórios de dentistas no Rio de Janeiro e em todo o mundo, em busca da lente de contato dental. A rapidez do procedimento e o resultado impecável imediato estão dentre os fatores dessa busca pelo tratamento.
Quando a técnica é a da faceta dentária, é necessário desgastar os dentes independentemente do tipo de alteração desejada. No caso das lentes de contato, isso não é uma regra.
Esse desgaste pode ser feito em todos os dentes da arcada superior ou inferior, ou somente em alguns dentes específicos que estejam fora da posição ou muito inclinados.
Mas ao contrário do que muita gente pensa, desgastar ou não desgastar não é uma escolha do profissional ou do paciente, e sim determinado pela posição do dente do paciente somado ao que ele deseja como resultado final.
Para que entenda melhor, imagine um paciente que está insatisfeito com seus dentes porque são pequenos, o que teremos que fazer? aumentar, correto? Então iremos acrescentar material, logo não precisamos realizar desgastes dentários, pois estes já são pequenos.
Agora, vamos imaginar que este mesmo paciente está insatisfeito com os dentes curtos e com dois dentes que estão tortos. Neste caso, para finalizar o caso com um alinhamento estético, teremos que acrescentar nos dentes curtos sem desgastes, que seriam as lentes, e corrigir o dente torto com desgastes para então inserir as facetas no alinhamento correto.
Outra opção seria utilizar alinhadores ortodônticos como o invisalign, corrigir o dente torto e finalizar o caso com lentes sem desgaste. Sem dúvidas, a melhor escolha é feita diante de uma boa análise do caso, mas é muito importante que entenda esses detalhes.
1. Diastema – Pequenos espaços entre os dentes, e que geram grandes insatisfações para o paciente por passar a impressão de “sorriso infantilizado”, afinal só as crianças possuem espaços entre os dentes.
2. Dente conóide – que são aqueles dentes que nascem com formato menor e mais cônico, normalmente em região estética.
3. Fraturas dentárias – onde ocorrem a perda de grande estrutura dos dentes
4. Dentes com canal tratado e que escureceram, normalmente em região estética.
5. Correção de sorriso gengival – situações que aparece mais gengiva do que dente no sorriso, e o paciente passa por plastia gengival para correção, e acaba expondo parte da raiz do dente, que pela sua formação é mais escura e afeta a estética do sorriso, utilizamos então facetas para uniformizar a cor.
6. Dentes com manchas de tetraciclina ou manchas brancas
7. Dentes que possuem trincas
8. Dentes desgastados pelo bruxismo.
As lentes e facetas dentárias representam uma grande evolução na Odontologia Existem vários tipos de cerâmicas para fabricá-las, cada uma com suas respectivas características.
Algumas são mais resistentes que o próprio dente e podem durar até 20 anos se bem cuidadas, dizem os estudos. Mas para que elas durem mais tempo é preciso ter bons hábitos e cuidados tanto pelo profissional que executa quanto pelo paciente.
As lentes de contato dentais possuem alta resistência ao impacto da mastigação mas podem sofrer ações externas que diminuem seu tempo útil, diante disso podemos afirmar que o tempo de duração de um tratamento estético onde são colocadas lentes de contato dental é muito relativo, pois depende do cuidado de cada paciente.
1. Os dentes que recebem a faceta de porcelana laminada tem uma resistência maior contra fraturas e trincas. As trincas são situações desconfortáveis, pois são visíveis em alguns tipos de ambientes, e podem gerar muita sensibilidade ou serem contra-indicação para clareamento dental, se o objetivo final do paciente for corrigir a cor.
2. Feita em biomaterial, a faceta de porcelana tem resistência superior ao esmalte dentário natural!
3. O material das lentes tem estabilidade de cor, ou seja não mudam de cor.
4. O material das lentes e facetas dentárias poderiam durar a eternidade se não sofressem a ação de hábitos parafuncionais não controlados como roer unha, apertar os dentes, morder tampa de caneta, abrir ou puxar coisas com o dente.
Algumas lentes caem por falha na cimentação adesiva do profissional ou por hábitos exercidos pelos pacientes. É importante que os pacientes sigam as orientações do dentista para evitar problemas com as lentes de contato dental e procurem um dentista regularmente para avaliar a saúde bucal e detectar qualquer problema que precise de tratamento.
Os dois principais motivos da lente cair por parte do profissional estão ligados a oclusão (mordida) e adesão (união do dente com a porcelana).
Para evitar quedas causadas por falhas na adesão, devemos realizar preparos dentários com critérios e seguir corretamente os protocolos de cimentação além de utilizar materiais com qualidade comprovada e Sistemas adesivos e cimentos eficientes.
Outro fator de extrema importância é a oclusão (mordida). A oclusão mutuamente protegida diz, de maneira simplificada, que os dentes do fundo protegem os dentes da frente e vice-versa.
Ou seja, não adianta você fazer um belo trabalho nos dentes da frente se faltam dentes no fundo ou se sua mordida está completamente desorganizada. O trabalho estético não terá durabilidade se os conceitos de oclusão não forem seguidos de maneira exata
Já o paciente, deve ter precauções na mastigação, deixar de lado Hábitos como rasgar embalagens e roer unhas, apertar os dentes, morder tampa de caneta entre outros, além de não esquecer as visitas periódicas ao dentista e a correta higiene bucal.
Referência internacional na aplicação de Lentes de Contato e Facetas Dentárias de Porcelana, a ODONTOLIUZZI recebe pacientes de todos os continentes buscando com este tratamento a elevação de sua autoestima, resolvendo problemas como manchas, dentes tortos ou muito separados(diastema) que podem deixar seu sorriso sem harmonia. Conosco, as ações para melhorar o seu sorriso são baseadas em um planejamento digital, onde o especialista estuda os parâmetros de tamanho, tipo e formato do rosto para adaptar o melhor sorriso.
Estes são tratamento seguros, sem dor e de resultado rápido, trazendo de volta sua vontade de sorrir.
O tratamento com lentes ou facetas dentárias no geral levam 3 consultas para a finalização: Prévia do trabalho em boca, moldagem, e cimentação final. É possível realizar uma prévia com material provisório para que o paciente possa analisar o resultado final sem qualquer desgaste dentário, isso traz segurança e previsibilidade, além disso o tratamento é totalmente reversível, ou seja, pode-se remover e terá novamente seus dentes intactos. Quanto a durabilidade do tratamento, podemos afirmar, que se bem acompanhado pelo profissional e pelo paciente nunca terá a necessidade de troca.
A dúvida dos pacientes gira em torno de qual utilizar. Na verdade as duas são a mesma coisa, apenas diferem pela espessura, onde a faceta de porcelana é mais espessa que a lente dental, fato que não interfere em nada na resistência, pois ambas após a cimentação resistem tranquilamente as forças mastigatórias. O que vai definir se utiliza uma ou a outra é a posição ou a cor do dente muito alterada, definida pelo dentista e conversada previamente com o paciente.
“Não existem obstáculos quando se têm vontade.”
Sempre tive muita dificuldade em frequentar uma clínica odontológica. Pela primeira vez, posso assegurar, sento-me numa cadeira “de dentista” com total confiança no tratamento (para mim sempre penoso!)pelo qual submeto-me atualmente. Começa pela sensação de sentir se acolhido pelo profissional – o que faz toda a diferença ao conhecê-lo e saber que está -literalmente- em boas mãos! E isso começa pela recepção, cuja atendente faz jus à essa função – quer dizer: receptiva a qualquer hora quando necessito. Parabéns à Clínica Odontoliuzzi e a seus profissionais que exercem um trabalho de exceção e qualidade admiráveis!
Prioridade no atendimento
Entre em contatoCopyright © 2023. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com por Agência Mais Resultado