Você sabe o que é Odontologia Humanizada?

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A odontologia humanizada pode ser compreendida como uma abordagem que se preocupa com o bem-estar do paciente no sentido de aproximá-lo do profissional de odontologia e deixá-lo mais à vontade para ter confiança no tratamento.

Uma abordagem muito comum na odontologia é tratar o paciente como um problema a ser resolvido. Essa abordagem vai descobrir qual é a demanda do paciente, entender quais são as melhores opções de tratamento, aplicar esse tratamento e solucionar o problema / desejo do paciente.

Tudo isso acontece de uma forma quase mecânica, na qual o dentista aplica seus conhecimentos de odontologia para oferecer a melhor solução para o problema do paciente.

Por outro lado, um atendimento humanizado é aquele que trata o paciente com atenção, cuidado, empatia e acolhimento. Ele envolve tempo e paciência para cultivar um bom relacionamento, transformando a clínica odontológica em um lugar agradável para os pacientes.

Além disso, obviamente, a odontologia humanizada também oferece o melhor atendimento, resolvendo os problemas do paciente de uma forma eficiente, inteligente e humana.

Afinal, o que é Odontologia Humanizada?

O dentista que pratica a odontologia humanizada tem o hábito de conversar com seu paciente, escutando as suas necessidades, com o intuito de conhecê-lo mais profundamente. Dessa forma, é possível oferecer o melhor atendimento e atender às expectativas do paciente.

Mas a odontologia humanizada não diz respeito apenas à relação entre dentista e paciente. Ela também traz transformações no ambiente do consultório, como por exemplo, uma música agradável, TV com conteúdo para distrair o paciente que, muitas vezes, se sente ansioso.

Além disso, ela também interfere no atendimento feito pela recepção, o qual não deve estar focado na agilidade, e, sim, na personalização. É preciso entender como o cliente gosta de ser tratado e quais são os canais de comunicação para poder agendar uma consulta.

Qual o papel do dentista e do paciente nesse relacionamento?

Os dentistas precisam compreender o paciente como coparticipante no processo de promoção da saúde bucal. O paciente, por sua vez, gosta de ser parte e de entender os procedimentos em detalhes, a partir de uma perspectiva que envolve lealdade e sinceridade.

Isso gera benefícios para o paciente, para o dentista e influencia diretamente nos bons resultados do tratamento.

Como a odontologia humanizada é aplicada na OdontoLiuzzi?

A odontologia humanizada faz parte da essência da OdontoLiuzzi, e está presente tanto no modo como os dentistas se relacionam com seus pacientes quanto nas técnicas e nos procedimentos adotados, até mesmo na decoração do espaço físico.

A sala de espera de um consultório de odontologia pode ser sinônimo de um momento de apreensão para o paciente, principalmente na primeira ida ao dentista. Para evitar esse sentimento, criamos um ambiente a fim de melhorar o atendimento com um espaço confortável e elementos que compõem o ambiente, como cores, refrigeração, música, cartazes, revistas, TVs, entre outros.

Ao chegarem ao consultório nossos pacientes tem uma excelente impressão desde o primeiro contato, se sentindo bem, confortáveis, sem despertar sensações ruins, como medo e insegurança.

A odontologia humanizada também está nos procedimentos estéticos, que visam aumentar a autoestima do paciente. Além de equilibrar a saúde bucal, nossos dentistas ajudam a corrigir imperfeições e características que desagradam nossos pacientes.

Mais do que um atendimento de saúde, o indivíduo tem uma atenção com seu bem-estar e percebe esse diferencial, sente que é tratado de forma personalizada e única.

Exemplos de como praticamos a odontologia humanizada

1. Explicamos como funcionam os procedimentos

O paciente, em geral, tem pouco conhecimento sobre os tratamentos odontológicos, o que pode gerar medo e desconfiança. Por isso, uma das bases da odontologia humanizada, é a preocupação em explicar como funcionam os procedimentos.

Essa prática serve para que você entenda ao que será submetido, a dinâmica do procedimento e os resultados que serão obtidos, sempre utilizando palavras simples e de conhecimento geral para facilitar o processo de comunicação.

Se você não entender como funciona o procedimento apresentado, provavelmente ficará preocupado, podendo optar por não dar continuidade ao tratamento, ou ainda, se frustrar com os resultados por ter uma expectativa totalmente diferente.

2. Tratamos as pessoas pelo nome

Pode parecer básico, na OdontoLiuzzi nos dirigimos aos nossos pacientes pelo nome. Em muitas ocasiões, não somos chamados pelo nome, mas sim o tradicional “próximo”. Pode parecer algo simples, mas que faz toda diferença no sentimento de satisfação do paciente.

Essa ação simples, fará com que a gente se sinta valorizado como pessoa, com necessidades únicas que buscou atendimento por uma situação muito pessoal.

Além disso, chamar o paciente pelo nome, demonstra respeito e contribui para a construção da confiança no relacionamento.

3. Escutamos atentamente às queixas do paciente

Para tornar o atendimento mais humanizado, precisamos compreender que a saúde bucal está diretamente relacionada à rotina de hábitos do paciente. Por exemplo, se você tem o hábito de fumar, é preciso considerar isso no planejamento odontológico.

Por isso, uma das práticas adotadas na odontologia humanizada é a escuta atenta às suas queixas, assim como a tudo que envolve os cuidados, ou falta deles, com a saúde bucal. Só assim será possível compreender a causa principal do problema e oferecer a você a melhor solução.

4. Estamos disponíveis em momentos de dúvida

Mesmo após respondermos a todas as suas perguntas no momento da consulta, é provável que, no decorrer do tratamento, surjam novos questionamentos. Esses questionamentos, em hipótese alguma, devem ser ignorados.

Por isso, ao aplicarmos a odontologia humanizada no atendimento, demonstramos claramente que estamos à disposição para responder todas as suas dúvidas, independente do momento que elas apareçam.

5. Cuidados no pós-consulta

Muitos profissionais da área de saúde se esquecem de que o atendimento continua depois que o tratamento acaba. O pós-atendimento tem uma influência muito grande na construção do relacionamento estre você e seu dentista.

Além do cuidado com o paciente, o pós-atendimento também é um ótimo momento para receber feedback, melhorar o processo como um todo e identificar pontos que não agradaram durante o tratamento.

Quais são os benefícios da odontologia humanizada?

Se submeter a um tratamento odontológico pode ser um processo difícil e até mesmo um tanto desconfortável para algumas pessoas.

A odontologia humanizada nos permite melhorar a experiência desse paciente, fazendo com que se sinta mais seguro e confiante em relação aos resultados. Além disso, um atendimento humanizado ajuda a diminuir pontos de fricção nessa jornada para que você se sinta confortável em voltar a nossa clínica.

Outro benefício sentido pelos pacientes é o aumento da satisfação, fortemente impulsionado pelo sentimento de se sentir único ao receber um atendimento personalizado, considerando suas necessidades e desejos específicos.

Um atendimento humanizado confere diversos benefícios que contribuem para pacientes mais felizes e dispostos a completar os tratamentos. Confira alguns exemplos:

Reduzir a odontofobia, ou medo de realizar procedimentos dentários

Ansiedade odontológica e medo de dentista (odontofobia) são extremamente comuns. Estima-se, por exemplo, que 9% a 15% da população dos Estados Unidos evita ir ao dentista devido a ansiedade e medo. Trata-se de 30 a 40 milhões de pessoas. Conforme uma pesquisa realizada pela British Dental Health Foundation, 36% das pessoas que não foram ao dentista regularmente disseram que o medo era o principal motivo.

Embora os cuidados bucais com um dentista sejam extremamente necessários, o medo quanto ao trabalho do profissional persiste. Mesmo que haja diversas tecnologias para facilitar tratamentos odontológicos, muitas pessoas ainda tremem só de imaginar o barulho do motorzinho.

Isso porque essa abordagem permite acolher o paciente ao ponto de tirar todas as dúvidas e os preconceitos em relação aos procedimentos. Assim, reduz-se o medo do paciente em procurar por tratamento.

Clique aqui e confira mais sobre o que é odontofobia.

Garantir o bem-estar do paciente

A odontologia humanizada preconiza a personalização do atendimento. Isso quer dizer que cada paciente é visto de maneira única. Por exemplo, alguns pacientes gostam de aplicação de bastante anestesia durante a realização dos tratamentos.

Já outros já conseguem suportar dor em alguns procedimentos, fazendo-se indiferente o uso de anestesia. Sendo assim, é preciso entender as preferências do paciente. Esse é um dos benefícios da odontologia humanizada que garante o bem-estar dele.

Aumento da confiança

A relação entre paciente e dentista não é apenas de prestação de serviço. O dentista tem a responsabilidade de facilitar os tratamentos, acompanhar e entender o paciente, e a construção desse e qualquer outro relacionamento só é possível se houver confiança entre as partes.

Sem essa confiança, o paciente acaba não seguindo as orientações, como por exemplo, tomar os medicamentos corretos, ter os cuidados necessários, dentre outros.

O paciente se sente mais seguro durante o tratamento

O tratamento odontológico pode ser um tanto desconfortável, principalmente se o paciente não se sentir seguro com o tratamento.

No entanto, com um atendimento humanizado, os pacientes se sentem mais seguros e confiantes no resultado final, entendendo que o processo vai valer a pena.

É mais fácil para o dentista entender a demanda do paciente

Muitas vezes é difícil saber o que o paciente está passando, principalmente se ele tem dificuldade de se abrir com o profissional. Afinal, muitas pessoas são tímidas ou, pelo menos, têm dificuldade em se abrir de verdade com um “estranho”.

Com um tratamento humanizado, onde é dedicado tempo e atenção aos pacientes, eles se sentem muito mais abertos, o que facilita comunicação.

Além disso, um atendimento humanizado permite conhecer melhor o paciente e entender realmente o que ele precisa.

Foco na experiência do cliente

Como você pode perceber, a odontologia humanizada consiste em “desrobotizar” o atendimento ao paciente. Ela prioriza o acolhimento e a empatia. Ela vai contra o processo de mecanização, muito influenciado pelos avanços tecnológicos no setor da saúde.

Para promover a odontologia humanizada, o mais importante é pensar na perspectiva do paciente. Visitas ao dentista já têm má fama por conta própria, então é importante quebrar essa imagem logo de cara. Com atenção, paciência e empatia, já será possível mudar a impressão do público em cada atendimento.

A Odontologia Humanizada traz muitos benefícios para a clínica e, acima de tudo, para os pacientes. O dentista humanizado conversa com seu paciente, escutando suas queixas e buscando conhecê-lo profundamente, para, então, ter condições de oferecer o melhor plano de tratamento.

 Além de elevar a qualidade do atendimento no dia a dia da clínica, a odontologia Humanizada aumenta o nível de satisfação dos pacientes. Além disso, ao ouvir os pacientes, os cuidados serão ainda mais específicos. Com isso, todos saem ganhando.

Agora que você entende melhor a importância da odontologia humanizada, entre em contato com a OdontoLiuzzi e entenda melhor como podemos ajudar você!

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