O que é odontologia humanizada?

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A odontologia humanizada é uma forte tendência entre dentistas e clínicas odontológicas. Mas você sabe o que ela significa e qual sua importância para o paciente?

Aqui, apresentamos detalhes sobre esse conceito! Continue a leitura e descubra o que é a odontologia humanizada, quais são suas principais características e outros detalhes importantes sobre o tema!

odontologia humanizada

O que é a odontologia humanizada?

Trata-se de uma abordagem de atendimento humanizado ao paciente. Seu foco é proporcionar bem-estar, conforto e segurança, aproximando o paciente do dentista.

Esse tipo de atendimento contribui para que o paciente tenha maior confiança no dentista. Assim, sente-se mais à vontade para realizar os tratamentos que precisa, garantindo uma saúde bucal adequada.

A odontologia humanizada é essencial no atendimento e faz toda a diferença principalmente para pacientes que têm medo de dentista. Ela ajuda a dar maior segurança a esse público, contribuindo para que consigam realizar tratamentos odontológicos.

Um detalhe importante sobre essa abordagem humanizada é que não se limita ao relacionamento paciente e dentista. Ela envolve todas as etapas de atendimento, inclusive aquele que é feito pela recepção da clínica.

Além disso, há uma preocupação em criar um ambiente agradável a todos que frequentam o local, ajudando a reduzir a ansiedade e a tornar o espaço mais confortável.

Na odontologia humanizada, o foco não é a agilidade, muito menos atender mais pacientes. Dentistas que seguem esse conceito trabalham com base na personalização do atendimento, visando a qualidade e a oferta de uma boa experiência ao paciente.

Como é o atendimento com base na odontologia humanizada?

Se você não conhece essa abordagem, é comum ficar em dúvida sobre como é o atendimento feito com base na odontologia humanizada. A seguir, esclarecemos essa questão de uma vez por todas, mostrando como funciona a atenção:

1. Personalização do atendimento e do tratamento

A humanização na odontologia envolve a personalização do atendimento e do tratamento. Para o dentista que pratica essa abordagem, você é um paciente único, com necessidades específicas, que demandam um tratamento customizado.

Isso proporciona uma série de vantagens, como o estabelecimento de um relacionamento de confiança e mais próximo, além de resultados personalizados, que respeitam sua individualidade, fugindo da padronização.

Portanto, não há risco de seu sorriso ficar parecendo ao de todo mundo, sobretudo quando se fala em tratamentos odontológicos estéticos.

2. Abertura para diálogo e esclarecimento de dúvidas do paciente

Muitas vezes, o paciente desiste do tratamento odontológico porque o dentista não é aberto ao diálogo e não esclarece suas dúvidas. Isso passa uma impressão de falta de conhecimento ou de que não terá o suporte necessário durante o tratamento. Assim, a relação de confiança é comprometida.

A odontologia humanizada colabora para evitar isso. O dentista que adota essa abordagem está disposto a conhecer o paciente e a esclarecer suas dúvidas, bem como a indicar como deve colaborar em todo o processo de tratamento.

Tome como exemplo a cirurgia de siso! Saber como é feito o procedimento e quais são os riscos envolvidos dá maior segurança ao paciente, que pode tomar decisões com base em informações confiáveis.

Além disso, se o paciente souber previamente como é o pós-operatório, ele se prepara melhor para esse período, sabe exatamente o que precisa fazer e tem uma recuperação mais tranquila, com risco de complicações baixíssimo.

Daí a importância da abertura ao diálogo e do esclarecimento de dúvidas. Isso contribui para passar maior segurança ao paciente, impactando diretamente no resultado do tratamento.

3. Escuta ativa

O tratamento humanizado odontologia também envolve ter uma escuta ativa, ou seja, realmente prestar atenção no que o paciente está falando.

Desse modo, o dentista pode compreender os hábitos do paciente, identificar sintomas que tenham passado despercebidos, fazer um diagnóstico mais preciso e adotar uma abordagem personalizada para tratamento.

4. Disponibilidade ao paciente

O atendimento odontológico humanizado também envolve estar disponível ao paciente, seja durante a consulta ou após a realização do procedimento, acompanhando o caso de perto.

Isso proporciona segurança e confiança ao paciente, que sente que tem suporte durante o pós de tratamentos, principalmente nos mais complexos como as cirurgias.

Além disso, possibilita que o paciente tenha um atendimento rápido no caso de intercorrências, sabendo exatamente como agir para evitar complicações. Com isso, o dentista demonstra-se empático, melhorando a qualidade do atendimento, o que contribui para fidelizar os pacientes.

Benefícios da odontologia humanizada

A odontologia humanizada proporciona benefícios especiais para os pacientes, dentistas e clínicas odontológicas, por isso é uma abordagem que compensa o investimento. Confira, a seguir, quais são os principais benefícios:

Diminuição do medo de dentista

O atendimento humanizado e personalizado contribui para que o paciente tenha menos medo de dentista, conseguindo dar andamento aos tratamentos.

Isso acontece porque há um acolhimento do paciente, entendendo seu medo e dificuldades, além de desmistificar assuntos relacionados ao tratamento odontológico.

Além disso, cria-se um relacionamento de confiança entre dentista e paciente, o que ajuda na superação do medo e viabiliza que o paciente cuide de sua saúde bucal.

Bem-estar ao paciente

Se o paciente se sentir confortável com o dentista e a clínica, há uma maior chance de que retorne para os tratamentos. A odontologia humanizada permite personalizar o atendimento para garantir que o paciente tenha esse conforto e bem-estar.

O dentista identifica as preferências do paciente e customiza o atendimento e o tratamento, de modo a assegurar que tenha uma melhor experiência. Isso contribui, por exemplo, com a fidelização desse paciente.

Alto índice de sucesso nos tratamentos

Um atendimento e tratamento personalizado contribui para que se tenha um alto índice de sucesso, com maior satisfação do paciente. Esse resultado é possível, pois o dentista consegue identificar necessidades e desejos com maior precisão, adaptando o atendimento e tratamento conforme suas expectativas.

Odontologia humanizada no Rio de Janeiro

Está em busca de um dentista Rio de Janeiro que siga o conceito de odontologia humanizada? A clínica OdontoLiuzzi é o local perfeito para você!

Temos uma equipe de dentistas altamente qualificada em diversas especialidades, que presta atendimento de odontologia humanizada, focando no cuidado e tratamento personalizado dos pacientes. Aproveite para agendar sua consulta!

Leia também:

Motivos para não ter medo de dentista
Quanto tempo dura lentes de contato dental?

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!