Você sabe o que é Diastema e como tratar?

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A boa notícia é que existem diversos tratamentos para o diastema, fazendo com que os dentes recuperem as suas características estéticas e funcionais.
Se você quer saber mais sobre o que é o diastema e como tratar esse problema, leia os tópicos a seguir!

O que é diastema?

Chamamos de diastema a qualquer espaço que esteja localizado entre dois dentes de uma pessoa, independentemente da causa do distanciamento.
É bastante comum que a maioria das crianças, principalmente as com idades entre 10 e 11 anos, tenham os dentes espaçados. Porém, se o problema persistir durante a vida adulta, deve ser tratado.

Uma das principais queixas das pessoas com diastema é a função estética. Geralmente, os pacientes não se sentem bem com os dentes espaçados e isso causa graves problemas de autoestima, podendo até mesmo desencadear quadros de depressão e ansiedade.

Porém, se o espaço entre os dentes não for fechado, outros problemas podem surgir. Doenças bucais como a cárie e a periodontite são mais comuns em pessoas com diastema, tendo em vista que é difícil de remover as placas bacterianas que se formam no espaço aberto.

Clique aqui e leia nosso artigo O que é Odontologia Estética.

Quais são as causas do diastema?

São vários os motivos que podem causar o espaçamento entre os dentes. Logo abaixo, explicaremos os principais. Veja!

Dentes que não nasceram

Os dentes que não nasceram, os chamados erupcionados, podem levar à formação de espaço entre as peças dentárias.

A única exceção é o dente do siso, que pode demorar mais para nascer. Todos os outros devem crescer quando a criança faz a troca dos dentes de leite pelos permanentes.

Desproporção entre os tamanhos dos dentes

Algumas pessoas têm os tamanhos dos dentes desproporcionais, ou seja, uns maiores e outros menores.

Quando isso acontece, pode se formar o espaçamento entre os dentes, tendo em vista que não há regularidade entre os tamanhos.

Sucção do polegar

Chupar o dedo é um hábito comum entre as crianças, mas que deve ser desincentivado pelos pais desde cedo. Isso porque a sucção do polegar pode trazer alterações ósseas faciais significativas na arcada dentária.

Quando uma criança chupa o dedo com muita frequência, pode ter dificuldades na fonação e respiração. Isso ocasiona problemas oculares, fazendo com que os espaços entre os dentes sejam maiores do que o necessário.

Periodontite

Quando uma pessoa tem periodontite e não trata devidamente a infecção, pode ocorrer a movimentação dos dentes na arcada dentária.

Dessa maneira, alguns dentes podem se locomover pela gengiva e formar os espaçamentos.

Perdas dentárias

Quando alguém precisa extrair um dente, por conta de cáries ou fraturas, por exemplo, e não faz um implante no local, pode ocorrer a abertura de espaços.

Isso porque o organismo tende a fechar naturalmente o espaço do dente removido, fazendo com que os demais “se espalhem” pela gengiva. Dessa forma, ocorre o diastema.

Freio labial

O freio labial é uma inserção muscular que fica entre os dentes, principalmente os incisivos centrais superiores.

Em algumas pessoas o freio é muito grande, fazendo com que não ocorra o desenvolvimento total dos dentes na região. Assim, os espaçamentos ficam maiores do que o considerado normal.

Tumores

Outra causa do diastema é a aparição de tumores, que podem ser malignos ou benignos.

Embora essa causa seja mais rara, o dentista deve fazer uma investigação, caso outras possibilidades tenham sido descartadas.

Como tratar o espaçamento entre os dentes?

Os tratamentos para o diastema são bem variados e podem ser escolhidos de acordo com a causa do problema ou condições de cada pessoa.

O dentista deve apresentar as opções mais viáveis para cada situação e o paciente precisa escolher aquela que julgar mais interessante.

Observe, logo mais, algumas das principais formas de tratar o espaçamento entre os dentes.

Restaurações com resina

Para quem tem desproporção entre os tamanhos dos dentes, a restauração com resina é um dos tratamentos mais recomendados.

Nesse caso, o dentista “aumenta” o tamanho dos dentes, adicionando camadas de resina à peça dentária. Assim, o diastema é corrigido.

Aplicação de lente de contato dental

Assim como a técnica anterior, as lentes de contato dental são colocadas sobre os dentes, fechando os pequenos espaços.

Esse tratamento é indicado, principalmente, para quem deseja fechar os espaçamentos mais por uma questão estética do que funcional.

Uso de aparelho ortodôntico

Para os casos em que o espaçamento entre os dentes é maior, o uso do aparelho ortodôntico é quase sempre o mais indicado.

Esse tipo de tratamento conta com a desvantagem de ter um tempo elevado e o custo da manutenção mensal do aparelho. No entanto, é a medida mais eficiente para corrigir o diastema, na maioria dos casos.

Realização de cirurgia no freio labial

Quando o diastema é resultado de um freio labial muito grande, o paciente pode fazer uma cirurgia para remover a inserção muscular entre os dentes.

Após o período de recuperação da cirurgia, o paciente poderá usar o aparelho ortodôntico para fechar o espaçamento e restaurar o sorriso.

Como escolher o melhor tratamento?

A escolha do melhor tratamento para o diastema, conforme comentamos, deve ser feita em conjunto entre dentista e paciente.

Para chegar a uma conclusão, o cirurgião-dentista precisa solicitar exames clínicos e radiográficos ao paciente. Isso é importante para descobrir a causa do espaçamento e propor o tratamento adequado.

Com o diagnóstico em mãos, o dentista e o paciente podem discutir sobre as opções de tratamento, considerando questões como duração e custos financeiros.

O diastema é um problema bem comum, mas com tratamentos eficientes para a correção. Por isso, se você tem essa condição, não deixe de procurar ajuda e consulte um bom dentista.

Aqui na OdontoLiuzzi, trazemos um novo conceito em Odontologia, aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso?

Ficou com alguma dúvida sobre o que é Diastema? Então, agende uma consulta com a OdontoLiuzzi! Por aqui, você encontra profissionais altamente qualificados e prontos para ajudar você a sorrir novamente. Estamos à disposição!

Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Quer ficar por dentro de mais orientações? Então, curta nossas páginas no Instagram e Facebook.

Para finalizar, que tal compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais? Assim, eles podem tirar a mesma dúvida que você tinha até alguns minutos atrás!

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!