Facetas de Porcelana e suas vantagens

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

Você já sonhou em ter os dentes saudáveis e brancos? Com certeza, pelo menos uma vez na vida, alguém já teve essa pretensão! E a verdade é que esse sonho pode ser sim ser transformado em realidade, principalmente, quando você insere no seu dia a dia diversos hábitos que vão contribuir com ambos os anseios.

Mas quais são esses hábitos tão determinantes? Fique tranquilo! Neste artigo nós preparamos diversas dicas. Afinal, sorriso vai muito além do que apenas estética: é sinônimo de saúde e também de bem-estar. Continue a leitura para saber mais!

O trato é fundamental para garantir a resistência dos dentes. O esmalte é o tecido mais mineralizado do corpo e protege camadas internas vitais para a saúde dental, a dentina e a polpa. Quando ocorre erosão, aumentam consideravelmente os riscos de cáries, manchas e excesso de sensibilidade.

Caso você relaxe com os cuidados diários, a conta por restaurar esmalte e dentina vai vir mais tarde, já que serão necessários tratamentos odontológicos caros e demorados. Incorpore estas dez dicas da especialista aos seus hábitos diários.

 

#1 DEMORE DOIS A TRÊS MINUTOS NA ESCOVAÇÃO

Não tenha pressa. Aplique a escova em diferentes direções, para atingir todas as facetas dos dentes, em ângulo de 45 graus em relação à gengiva, e faça movimentos circulares.

Uma dica: escove uma vez os dentes, enxague a boca, coloque creme dental novamente na escova e repita a operação.

É bom dedicar esse tempo à limpeza porque a escovação vapt-vupt rápida não garante limpeza profunda, já que restos de alimentos em decomposição estimulam a proliferação de bactérias que causam cáries e mau hálito. Principalmente antes de dormir é fundamental gastar tempo com a escovação.

#2 NÃO ESCOVE OS DENTES COM FORÇA

Reserve seu vigor para levantar os pesos na academia. Algumas pessoas costumam escovar os dentes de forma tão rápida e vigorosa que acabam comprometendo o esmalte dos dentes. 

A escovação deve ser realizada de forma suave, sem aplicar muita força.

 
#3 INVISTA NUMA ESCOVA DE QUALIDADE

Da mesma forma como ocorre com carros, roupas e perfumes, o preço é uma boa pista para identificar a qualidade e a durabilidade da escova de dentes. Prefira também aquelas com cerdas macias ou médias, que não agridem o esmalte dos dentes. E não espere que ela fique parecendo uma vassoura velha para trocar por uma nova.

#4 PASSE FIO DENTAL SEMPRE

Esse é um hábito que você deve incorporar à sua rotina diária de escovação após as refeições, pois a escova não retira resíduos alojados entre os vãos dos dentes. E é óbvio que você deve passar o fio dental antes de passar a escova, para que ela mande embora todos esses restos que ficam na boca. Se quiser, passe o fio novamente depois da escovação.

#5 COMA MENOS DOCES

O açúcar presente em comidas e bebidas “alimenta” as bactérias da boca. O aumento da atividade delas aumenta a produção de ácido, que começa atacando o esmalte dos dentes e abre espaço para o surgimento das cáries.

#6 MODERE SUCOS CÍTRICOS, REFRIGERANTES DIET E ENERGÉTICOS

Apesar de aparentemente inofensivos, bebidas ácidas como refrigerante sem açúcar e suco de laranja provocam o aumento da acidez no ambiente bucal, enfraquecendo o esmalte, por conterem substâncias como ácido cítrico e ácido fosfórico. A constante ingestão dessas bebidas causa erosão dental.

#7 NÃO ESCOVE OS DENTES LOGO DEPOIS DE INGERIR ALIMENTOS OU BEBIDAS ÁCIDAS

Outra dica importante é esperar pelo menos meia hora antes de escovar os dentes depois de ingerir doces, bebidas cítricas, refrigerantes e vinho tinto. Como os ácidos podem “amolecer” o esmalte dos dentes, escová-los logo em seguida das refeições pode provocar abrasão. A saliva ajuda a neutralizar a acidez da boca antes da escovação.

#8 CAPRICHE NOS ALIMENTOS QUE FORTALECEM O ESMALTE

Nossas avós já diziam que tomar leite faz bem para os dentes. Pura verdade. Alimentos ricos em cálcio fortalecem ossos e dentes e combatem a acidez bucal. Por isso, é fundamental incluir leite, queijo e iogurte na alimentação diária. Quem está preocupado com a balança pode optar por produtos com baixo ou nenhum teor de gordura.

#9 TRATE AZIA E ACIDEZ ESTOMACAL

Se você sofre desses problemas e sente frequentemente um gosto ácido na boca depois de comer, saiba que o suco gástrico é extremamente ácido e, em contato com os dentes, contribui para a erosão do esmalte. Por isso é comum encontrar pessoas com problemas digestivos e dentes manchados ou altamente sensíveis.

#10 NÃO DEIXE A BOCA SECA

Quanto mais tempo passa, mais a boca fica ressecada, o que contribui para a diminuição da resistência bucal. A síndrome da boca seca acelera o aparecimento de cárie, infecções bucais e, principalmente, gengivite. Por isso é importante beber bastante água durante o dia, pois ela estimula a produção de saliva. É legal também caprichar na ingestão de alimentos com alto teor de água (como frutas, por exemplo) e fazer enxágues bucais várias vezes ao dia.

Cuidado também com os alimentos que mancham os dentes. Além de café e vinho, outros alimentos aparentemente inocentes, como açaí, beterraba e refrigerante, também escurecem seu sorriso.

DICA EXTRA: 9 alimentos que deixam os dentes mais fortes e brancos

#Dica 1: Água

Lógico que a água não poderia estar fora dessa lista afinal, ela faz bem para o corpo, para a pele, e consequentemente para a boca também.

A água ajuda na produção de saliva, na hidratação da boca, e ajuda a tirar resquícios de comida acumulados na boca, além de matar a sede.

#Dica 2: Morango

O morango tem a capacidade de apagar pequenas manchas nos dentes, pois é rico em ácido málico que é um adstringente natural.

Além disso, essa fruta tropical possui vitamina C que contribui no fortalecimento das gengivas e no acúmulo da placa bacteriana.

#Dica 3: Castanha-do-Pará

Um lanche rápido que faz toda a diferença, a castanha-do-Pará, além de muito saborosa e nutritiva, tem o poder de proteção dos dentes, pois ela reduz as chances de alguma bactéria aflorar em seus dentes.

Essa castanha é tão poderosa que seu óleo natural já foi acrescentado em muitos cremes dentais para fins de pesquisa.

#Dica 4: Ovo

O ovo é um alimento versátil, utilizado em várias receitas, ele contém vitamina D, que auxilia na melhor absorção do cálcio, consequentemente fortalecendo os dentes e ossos. Apesar disso, tomar aquele solzinho pela manhã ainda é primordial para a absorção de vitamina D.

#Dica 5: Fibras

Cereais, como aveia e granola, e algumas frutas como abacaxi, ameixa e mamão, são riquíssimos em fibras.

As fibras são ótimas para limpar o organismo, auxiliam na limpeza dos dentes evitando a formação da placa bacteriana, resultando na prevenção de manchas.

#Dica 6: Queijo

A caseína, proteína encontrada no queijo, assim como o fósforo e o cálcio são os auxiliadores na reparação do esmalte no dente.

Ao comer um pedaço de queijo a produção de saliva aumenta ocorrendo a limpeza dos dentes e a neutralização do pH da boca, com isso ela fica menos ácida e com menores chances de deterioração dos dentes.

#Dica 7: Abacaxi

O abacaxi possui uma enzima chamada de bromelina, essa enzima é um removedor natural de manchas.

Apesar do abacaxi ser ácido esse processo de clareamento que a bromelina faz é inofensivo ao esmalte dos dentes. Além disso, ela é capaz de quebrar a placa bacteriana que fica na superfície dos dentes.

#Dica 8: Alho e Cebola

Alho e cebola além de darem um sabor especial na comida, são fortes aliados entre os alimentos que deixam seus dentes mais fortes e brancos.

Eles possuem compostos de enxofre e tiossulfatos que agem de forma natural na redução de bactérias causadoras de cárie.

#Dica 9: Gengibre

O gengibre além de proporcionar benefícios para todo o corpo, possui o poder anti-inflamatório que colabora para a prevenção da inflamação da gengiva.

O gengibre possui também propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres causadores da degradação dos tecidos.

Tomando esses cuidados, você garante a saúde da sua boca. Afinal, sorriso é assunto sério.

Gostaram das dicas? Conta para gente o que você faz para manter os dentes sempre brancos e saudáveis, e compartilhe agora o texto em suas redes sociais.

 

Sabia que a OdontoLiuzzi oferece esses e outros procedimentos de estética dental? Entre em contato conosco para conferir os tratamentos à sua disposição!

O que você achou desse post sobre Odontologia Estética? Se gostou, compartilhe agora o texto em suas redes sociais.

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!