Facetas de Porcelana – Vale a Pena?

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

Cada vez mais os consultórios odontológicos especializados em estética são procurados por quem deseja ter uma transformação no sorriso. E as facetas de porcelana estão entre os tratamentos mais procurados.

Este procedimento envolve o uso de pequenas peças de porcelana para revestir os dentes, tornando-os esteticamente mais harmônicos e bonitos. Muito utilizada por famosos e artistas, essa técnica é recomendada para correção de manchas, recuperação de dentes trincados, fechamento de espaços entre os dentes, alterações de cor, alterações de formato e outros.

Mesmo sendo uma técnica muito procurada e utilizada por cirurgiões-dentistas, não é uma unanimidade. E por isso, hoje em nosso Blog, vamos falar sobre esse tratamento com suas vantagens e desvantagens e cuidados necessários.

Dessa forma, você poderá entender melhor sobre o assunto e fazer a escolha correta para o seu caso.

Continue com a gente!

Primeiramente vamos entender o que são facetas dentárias.

O uso de películas de facetas dentárias para reparar danos estéticos aos dentes, como fraturas e manchas, é chamado de facetas dentárias. Podem ser confeccionados em resina e porcelana, ambos com resultados satisfatórios.

O tratamento funciona cobrindo os dentes, restaurando a aparência do sorriso e ajustando assimetrias e desarmonias. As facetas são frequentemente confundidas com as lentes de contato dental, porém possuem capas mais espessas e são indicadas em situações mais complexas.

O cirurgião-dentista é capaz de restaurar a cor, forma e tamanho da arcada dentária com o uso deste procedimento. Além de melhorar a aparência, podem melhorar o funcionamento dos dentes, contribuindo para a fala e a mastigação.

Tipos de facetas dentárias

Existem dois tipos diferentes de facetas dentárias, dependendo do material usado para criá-las: faceta de resina e a faceta de porcelana.

A faceta de resina é trabalhada diretamente no dente. O dentista após aplicar a resina, modela o material. Essa técnica é mais recomendada para quem precisa fazer alterações pequenas, como preencher um espaço ou corrigir uma fratura.

As facetas de porcelana são confeccionadas em laboratório de próteses com base no planejamento realizado pelo dentista. Depois de prontas, são colocadas em cima do esmalte dentário.

Facetas são iguais as lentes de contato?

Não são. Devido suas similaridades de aplicação, é possível confundir as facetas com as lentes de contato. Mas existem distinções entre eles, sendo a mais óbvia a espessura dos materiais utilizados; em média, as facetas medem 0,7 mm de espessura, enquanto as lentes são mais próximas de 0,2 mm. Devido a essa variação, cada um desses é recomendado para casos distintos.

Hoje em nosso artigo daremos ênfase a faceta de porcelana, então o que são facetas de porcelana?

Facetas de porcelana são frequentemente sugeridas quando um paciente procura um consultório dentário buscando melhorar seu sorriso, fechar lacunas entre os dentes ou corrigir outros problemas dentários, como um dente lascado.

Os dentistas geralmente se sentem confiantes em recomendá-los por causa dos benefícios a longo prazo e do excelente resultado estético que proporcionam, mesmo que não sejam solução para todos os problemas.

As facetas de porcelana são coberturas finas que os dentistas colocam na superfície frontal dos dentes usando cimento dental para mudar e corrigir falhas dentárias de forma permanente. Facetas de porcelana são amplamente utilizadas porque resistem a manchas e podem reverter a descoloração dos dentes causada pelo tratamento do canal ou uso excessivo flúor. Manchas provocadas por cigarros, café ou uso de drogas também podem ser cobertas por facetas de porcelana, mas é crucial entender suas vantagens e desvantagens.

Indicações

Um dentista deve analisar cada caso antes de recomendar facetas de porcelana.

Alguns dos usos mais comuns das facetas de porcelana são:

  • como alternativa ao clareamento dental em casos mais complexos;
  • fechar espaços entre os dentes (diastemas);
  • ajustar a cor do dente (cobrindo manchas e descoloração);
  • cobrir dentes trincados, danificados ou fraturados;
  • harmonizar o tamanho dos dentes;
  • reposicionamento de dentes;
  • e para substituir restaurações amareladas

Quando o paciente e o dentista concordam que é necessário, a arcada dentária pode ser coberta total ou parcialmente, com uma faceta para melhorar a aparência geral do sorriso. No entanto, o dentista levará em consideração as contraindicações do procedimento, sempre com o objetivo de evitar complicações e possíveis desalinhamentos futuros.

O uso de facetas de porcelana afeta e melhora a autoestima das pessoas, fazendo com que se sintam mais confiantes e atraentes.

Contraindicações

É fundamental analisar e identificar possíveis complicações antes de realizar o procedimento, que possam impossibilitar o uso da técnica.

Uma das principais contraindicações é no caso de pacientes que tenham hábitos parafuncionais ou bruxismo. Muitos são os casos de pacientes que quebram as facetas devido hábitos como esses, pois a faceta é colada no dente, ou seja, não apresenta resistência mecânica. Tais hábitos podem ser corrigidos, aumentando assim, a durabilidade da faceta.

Prós das facetas de porcelana

As facetas de porcelana são uma opção muito popular entre pacientes odontológicos devido aos muitos benefícios que oferecem. Para nomear alguns:

  1. Dentes brancos e com aparência natural

A porcelana utilizada para fabricação das facetas é branca e translúcida. A luz é refletida nela da mesma forma que é refletida no esmalte dos dentes. As facetas de porcelana parecem tão naturais quanto os dentes de uma pessoa e tão brancos quanto deveriam ser naturalmente. As pessoas muitas vezes não reconhecem que os dentes brancos que admiram em seu cantor favorito, estrela de cinema ou colega de trabalho são, na verdade, facetas de porcelana.

  1. Durabilidade

Outro grande benefício da faceta de porcelana é sua durabilidade, pois é resistente o suficiente, para durar anos. A borda de porcelana é resistente e duradoura o suficiente para durar muitos anos.

A técnica é tão eficaz que mesmo com décadas de instaladas, as facetas de porcelana continuam com aparência de novas. Na grande maioria dos casos, o paciente tendo os devidos cuidados, evitando ações como abrir garrafas com os dentes e outros do tipo, as facetas podem durar décadas. O cuidado deve ser o mesmo que você teria com seus próprios dentes.

  1. Resistente a manchas

Facetas de porcelana não mancham como outros materiais. Ou seja, não dará apenas a impressão de dentes mais brancos no início; o efeito vai durar anos. As facetas de porcelana podem manter sua brancura por décadas apenas com higiene bucal básica. Isso é válido mesmo que a pessoa consuma bebidas e alimentos que naturalmente mancham.

  1. Clareamento fácil e rápido

Se você fuma cigarros, bebe café ou come alimentos altamente pigmentados, seus dentes podem ficar amarelados e manchados com o tempo. Obter os dentes brancos que você deseja de forma rápida e fácil, é uma das vantagens da faceta de porcelana.

Clarear os dentes pode levar algum tempo e é apenas uma solução de curto prazo para os dentes manchados. A instalação de facetas de porcelana sobre dentes manchados é vantajosa, pois as manchas serão permanentemente cobertas.

  1. Resultados imediatos

Um benefício da instalação de facetas de porcelana é a velocidade com que você pode ver as mudanças que faz. Não levará meses de tratamento antes que você veja melhorias. Na maioria dos casos, apenas uma ou duas visitas ao dentista serão suficientes para transformar completamente o seu sorriso.

Outro benefício das facetas de porcelana é que não requer tempo para cicatrização como outros procedimentos dentários. Após o procedimento, você já pode comer e beber normalmente.

  1. Correção de pequenos problemas estéticos

Pequenos problemas dentários estéticos podem ser corrigidos com facetas de porcelana. Quando facetas de porcelana são colocadas sobre dentes, manchados, lascados, rachados ou com lacunas entre eles, as facetas de porcelana podem transformar sua aparência e melhorar sua autoestima.

  1. Substituição do esmalte dentário danificado

O esmalte dentário é resistente, mas não indestrutível. Consumir alimentos e bebidas ácidas ao longo do tempo pode corroer o esmalte dos dentes. A perda do esmalte dos dentes também pode ser causada pelo uso de força excessiva ao escovar ou ranger os dentes em objetos duros.

Além de seus benefícios estéticos, as facetas de porcelana também podem ser usadas para reparar o esmalte dentário danificado. As facetas dentárias podem restaurar a aparência natural dos seus dentes.

Contras da faceta de porcelana

As facetas de porcelana têm muitos benefícios, mas também existem algumas desvantagens que os pacientes devem estar cientes antes de decidir se devem ou não aderir ao tratamento. Algumas das desvantagens mais frequentemente encontradas incluem:

  1. Podem ser danificadas

A faceta de porcelana não é indestrutível, ou seja, caso o paciente morda objetos duros como, tampa de caneta, pode correr o risco da faceta de porcelana rachar e encurtar sua vida útil.

  1. Procedimento irreversível

Um dos pontos vistos como desvantagem é o fato do tratamento ser irreversível. Para que o processo seja realizado, o dentista precisa remover uma fina camada de esmalte dos dentes. Quando o esmalte de um dente é removido, ele para de crescer. Essa é uma das principais desvantagens e maiores problemas que algumas pessoas têm com as facetas de porcelana e que precisa ser levada em consideração na tomada de decisão.

  1. Possível sensibilidade

Ao remover remove o esmalte de um dente para colocar uma faceta de porcelana, o dente pode ficar mais sensível à comidas e bebidas geladas ou quentes. Uma desvantagem das facetas é não impedir que tais bebidas e alimentos possam irritar os dentes. No entanto, a sensibilidade dentária é frequentemente leve, temporária ou inexistente.

  1. Vida útil comparada a coroas e pontes dentárias

Como regra geral, a vida útil das facetas de porcelana é menor do que a de coroas, pontes e outros tipos de restaurações dentárias. No entanto, isso deve ser levado em consideração no momento da decisão.

O importante é entender a sua real necessidade e, juntamente com seu dentista, avaliar a melhor posição.

Cuidados necessários após tratamento

Muitos pacientes negligenciam sua saúde bucal porque acham que não é necessário limpar ao redor dos dentes se eles tiverem uma faceta cobrindo-os. Isso é apenas um mito.

Após o tratamento, não é necessário fazer nenhuma grande mudança, apenas evitar alimentos duros e manter sua higiene bucal.

Veja como aumentar a durabilidade das facetas é importante:

  • Evitar uso de cremes dentais abrasivos;
  • Usar escova com cerdas extra macias;
  • Evitar bebidas e alimentos pigmentados;
  • Parar de fumar;
  • Evitar morder objetos duros e roer as unhas;
  • Visitar regularmente seu dentista.

Você já deve ter percebido que as facetas de porcelana são um ótimo investimento a longo prazo, com todos os seus benefícios. No entanto, lembre-se de procurar um especialista para garantir que todas as suas expectativas relacionadas a resultados sejam atendidas.

Como as facetas de porcelana são aplicadas?

  1. Consulta inicial

Encontrar um dentista de sua confiança que seja capaz de realizar esse tipo de procedimento é o primeiro passo para colocar suas facetas. No início, ele determinará se você é ou não um candidato ao tratamento e também analisará se outros tratamentos são necessários ou não.

  1. Procedimentos pré-tratamento

Uma boa saúde bucal é essencial para inserir as lentes. O dentista pode então efetivamente remover cáries, fazer a raspagem de tártaro e limpar completamente a área. Se você quiser que seus dentes fiquem no tom das facetas que usará, é possível realizar algumas sessões de clareamento dental.

Esses procedimentos geralmente exigem mais de uma ida ao consultório dentário, mas são essenciais. Agende uma consulta para que você possa obter seu novo sorriso o mais rápido possível.

  1. Moldagem

Depois de deixar sua saúde bucal em dia, chegou o momento de fazer a moldagem da arcada. O dentista fará uma cópia de seus dentes usando um material adequado e enviará para um laboratório onde os técnicos irão projetar seu novo sorriso.

  1. Prova do sorriso novo

O responsável pelo seu caso receberá o diagnóstico final em questão de dias. Esta réplica de gesso do seu sorriso tem dentes esculpidos em cera de forma realista para representar seu novo sorriso.

Seu dentista fará um “test drive”, também conhecido como mock-up, para que você possa ver o produto final em sua própria boca e dar sua aprovação ou solicitar alterações antes que qualquer trabalho permanente seja feito.

Essa etapa é crucial, pois, uma vez aprovados e construídas as facetas, não é mais possível fazer alterações. Portanto, use esse tempo para responder a todas as suas perguntas e determinar se a forma, o tamanho e a cor dos seus dentes são exatamente o que você deseja.

  1. Preparo dos dentes

Essa é a etapa que oferece mais receito aos pacientes: o desgaste dos dentes. Ele é necessário para garantir que as facetas se ajustem de forma precisa, o que afeta diretamente na durabilidade do tratamento. Quando tudo é perfeitamente planejado e tudo é posto nas posições corretas, o desgaste é mínimo.

É importante reforçar que durante todo o procedimento não há nenhum tipo de dor, pois se utiliza anestesia local.

  1. Cimentação

Assim que o novo sorriso for aprovado e os dentes estiverem preparados, o dentista agendará a cimentação. Neste caso, uma cola bastante forte é empregada, unindo cada peça de porcelana firmemente aos dentes.

Visitas regulares ao dentista

As idas regulares ao dentista são importantes por vários motivos, incluindo a prevenção e o tratamento precoce de problemas de saúde bucal e o cuidado e manutenção adequados das facetas.

Com check-ups regulares, o dentista pode avaliar a saúde bucal de um paciente e aconselhá-lo sobre como mantê-la com bons hábitos.

Recomenda-se que as visitas ocorram pelo menos duas vezes por ano, a cada seis meses. O dentista pode sugerir um intervalo de tempo mais curto entre as visitas se achar que produzirá melhores resultados.

Cada vez mais os consultórios odontológicos especializados em estética são procurados por quem deseja ter uma transformação no sorriso. E as facetas de porcelana estão entre os tratamentos mais procurados.

Este procedimento envolve o uso de pequenas peças de porcelana para revestir os dentes, tornando-os esteticamente mais harmônicos e bonitos. Muito utilizada por famosos e artistas, essa técnica é recomendada para correção de manchas, recuperação de dentes trincados, fechamento de espaços entre os dentes, alterações de cor, alterações de formato e outros.

Mesmo sendo uma técnica muito procurada e utilizada por cirurgiões-dentistas, não é uma unanimidade. E por isso, hoje em nosso Blog, vamos falar sobre esse tratamento com suas vantagens e desvantagens e cuidados necessários.

Dessa forma, você poderá entender melhor sobre o assunto e fazer a escolha correta para o seu caso.

Continue com a gente!

Primeiramente vamos entender o que são facetas dentárias.

O uso de películas de facetas dentárias para reparar danos estéticos aos dentes, como fraturas e manchas, é chamado de facetas dentárias. Podem ser confeccionados em resina e porcelana, ambos com resultados satisfatórios.

O tratamento funciona cobrindo os dentes, restaurando a aparência do sorriso e ajustando assimetrias e desarmonias. As facetas são frequentemente confundidas com as lentes de contato dental, porém possuem capas mais espessas e são indicadas em situações mais complexas.

O cirurgião-dentista é capaz de restaurar a cor, forma e tamanho da arcada dentária com o uso deste procedimento. Além de melhorar a aparência, podem melhorar o funcionamento dos dentes, contribuindo para a fala e a mastigação.

Tipos de facetas dentárias

Existem dois tipos diferentes de facetas dentárias, dependendo do material usado para criá-las: faceta de resina e a faceta de porcelana.

A faceta de resina é trabalhada diretamente no dente. O dentista após aplicar a resina, modela o material. Essa técnica é mais recomendada para quem precisa fazer alterações pequenas, como preencher um espaço ou corrigir uma fratura.

As facetas de porcelana são confeccionadas em laboratório de próteses com base no planejamento realizado pelo dentista. Depois de prontas, são colocadas em cima do esmalte dentário.

Facetas são iguais as lentes de contato?

Não são. Devido suas similaridades de aplicação, é possível confundir as facetas com as lentes de contato. Mas existem distinções entre eles, sendo a mais óbvia a espessura dos materiais utilizados; em média, as facetas medem 0,7 mm de espessura, enquanto as lentes são mais próximas de 0,2 mm. Devido a essa variação, cada um desses é recomendado para casos distintos.

Hoje em nosso artigo daremos ênfase a faceta de porcelana, então o que são facetas de porcelana?

Facetas de porcelana são frequentemente sugeridas quando um paciente procura um consultório dentário buscando melhorar seu sorriso, fechar lacunas entre os dentes ou corrigir outros problemas dentários, como um dente lascado.

Os dentistas geralmente se sentem confiantes em recomendá-los por causa dos benefícios a longo prazo e do excelente resultado estético que proporcionam, mesmo que não sejam solução para todos os problemas.

As facetas de porcelana são coberturas finas que os dentistas colocam na superfície frontal dos dentes usando cimento dental para mudar e corrigir falhas dentárias de forma permanente. Facetas de porcelana são amplamente utilizadas porque resistem a manchas e podem reverter a descoloração dos dentes causada pelo tratamento do canal ou uso excessivo flúor. Manchas provocadas por cigarros, café ou uso de drogas também podem ser cobertas por facetas de porcelana, mas é crucial entender suas vantagens e desvantagens.

Indicações

Um dentista deve analisar cada caso antes de recomendar facetas de porcelana.

Alguns dos usos mais comuns das facetas de porcelana são:

  • como alternativa ao clareamento dental em casos mais complexos;
  • fechar espaços entre os dentes (diastemas);
  • ajustar a cor do dente (cobrindo manchas e descoloração);
  • cobrir dentes trincados, danificados ou fraturados;
  • harmonizar o tamanho dos dentes;
  • reposicionamento de dentes;
  • e para substituir restaurações amareladas

Quando o paciente e o dentista concordam que é necessário, a arcada dentária pode ser coberta total ou parcialmente, com uma faceta para melhorar a aparência geral do sorriso. No entanto, o dentista levará em consideração as contraindicações do procedimento, sempre com o objetivo de evitar complicações e possíveis desalinhamentos futuros.

O uso de facetas de porcelana afeta e melhora a autoestima das pessoas, fazendo com que se sintam mais confiantes e atraentes.

Contraindicações

É fundamental analisar e identificar possíveis complicações antes de realizar o procedimento, que possam impossibilitar o uso da técnica.

Uma das principais contraindicações é no caso de pacientes que tenham hábitos parafuncionais ou bruxismo. Muitos são os casos de pacientes que quebram as facetas devido hábitos como esses, pois a faceta é colada no dente, ou seja, não apresenta resistência mecânica. Tais hábitos podem ser corrigidos, aumentando assim, a durabilidade da faceta.

Prós das facetas de porcelana

As facetas de porcelana são uma opção muito popular entre pacientes odontológicos devido aos muitos benefícios que oferecem. Para nomear alguns:

  1. Dentes brancos e com aparência natural

A porcelana utilizada para fabricação das facetas é branca e translúcida. A luz é refletida nela da mesma forma que é refletida no esmalte dos dentes. As facetas de porcelana parecem tão naturais quanto os dentes de uma pessoa e tão brancos quanto deveriam ser naturalmente. As pessoas muitas vezes não reconhecem que os dentes brancos que admiram em seu cantor favorito, estrela de cinema ou colega de trabalho são, na verdade, facetas de porcelana.

  1. Durabilidade

Outro grande benefício da faceta de porcelana é sua durabilidade, pois é resistente o suficiente, para durar anos. A borda de porcelana é resistente e duradoura o suficiente para durar muitos anos.

A técnica é tão eficaz que mesmo com décadas de instaladas, as facetas de porcelana continuam com aparência de novas. Na grande maioria dos casos, o paciente tendo os devidos cuidados, evitando ações como abrir garrafas com os dentes e outros do tipo, as facetas podem durar décadas. O cuidado deve ser o mesmo que você teria com seus próprios dentes.

  1. Resistente a manchas

Facetas de porcelana não mancham como outros materiais. Ou seja, não dará apenas a impressão de dentes mais brancos no início; o efeito vai durar anos. As facetas de porcelana podem manter sua brancura por décadas apenas com higiene bucal básica. Isso é válido mesmo que a pessoa consuma bebidas e alimentos que naturalmente mancham.

  1. Clareamento fácil e rápido

Se você fuma cigarros, bebe café ou come alimentos altamente pigmentados, seus dentes podem ficar amarelados e manchados com o tempo. Obter os dentes brancos que você deseja de forma rápida e fácil, é uma das vantagens da faceta de porcelana.

Clarear os dentes pode levar algum tempo e é apenas uma solução de curto prazo para os dentes manchados. A instalação de facetas de porcelana sobre dentes manchados é vantajosa, pois as manchas serão permanentemente cobertas.

  1. Resultados imediatos

Um benefício da instalação de facetas de porcelana é a velocidade com que você pode ver as mudanças que faz. Não levará meses de tratamento antes que você veja melhorias. Na maioria dos casos, apenas uma ou duas visitas ao dentista serão suficientes para transformar completamente o seu sorriso.

Outro benefício das facetas de porcelana é que não requer tempo para cicatrização como outros procedimentos dentários. Após o procedimento, você já pode comer e beber normalmente.

  1. Correção de pequenos problemas estéticos

Pequenos problemas dentários estéticos podem ser corrigidos com facetas de porcelana. Quando facetas de porcelana são colocadas sobre dentes, manchados, lascados, rachados ou com lacunas entre eles, as facetas de porcelana podem transformar sua aparência e melhorar sua autoestima.

  1. Substituição do esmalte dentário danificado

O esmalte dentário é resistente, mas não indestrutível. Consumir alimentos e bebidas ácidas ao longo do tempo pode corroer o esmalte dos dentes. A perda do esmalte dos dentes também pode ser causada pelo uso de força excessiva ao escovar ou ranger os dentes em objetos duros.

Além de seus benefícios estéticos, as facetas de porcelana também podem ser usadas para reparar o esmalte dentário danificado. As facetas dentárias podem restaurar a aparência natural dos seus dentes.

Contras da faceta de porcelana

As facetas de porcelana têm muitos benefícios, mas também existem algumas desvantagens que os pacientes devem estar cientes antes de decidir se devem ou não aderir ao tratamento. Algumas das desvantagens mais frequentemente encontradas incluem:

  1. Podem ser danificadas

A faceta de porcelana não é indestrutível, ou seja, caso o paciente morda objetos duros como, tampa de caneta, pode correr o risco da faceta de porcelana rachar e encurtar sua vida útil.

  1. Procedimento irreversível

Um dos pontos vistos como desvantagem é o fato do tratamento ser irreversível. Para que o processo seja realizado, o dentista precisa remover uma fina camada de esmalte dos dentes. Quando o esmalte de um dente é removido, ele para de crescer. Essa é uma das principais desvantagens e maiores problemas que algumas pessoas têm com as facetas de porcelana e que precisa ser levada em consideração na tomada de decisão.

  1. Possível sensibilidade

Ao remover remove o esmalte de um dente para colocar uma faceta de porcelana, o dente pode ficar mais sensível à comidas e bebidas geladas ou quentes. Uma desvantagem das facetas é não impedir que tais bebidas e alimentos possam irritar os dentes. No entanto, a sensibilidade dentária é frequentemente leve, temporária ou inexistente.

  1. Vida útil comparada a coroas e pontes dentárias

Como regra geral, a vida útil das facetas de porcelana é menor do que a de coroas, pontes e outros tipos de restaurações dentárias. No entanto, isso deve ser levado em consideração no momento da decisão.

O importante é entender a sua real necessidade e, juntamente com seu dentista, avaliar a melhor posição.

Cuidados necessários após tratamento

Muitos pacientes negligenciam sua saúde bucal porque acham que não é necessário limpar ao redor dos dentes se eles tiverem uma faceta cobrindo-os. Isso é apenas um mito.

Após o tratamento, não é necessário fazer nenhuma grande mudança, apenas evitar alimentos duros e manter sua higiene bucal.

Veja como aumentar a durabilidade das facetas é importante:

  • Evitar uso de cremes dentais abrasivos;
  • Usar escova com cerdas extra macias;
  • Evitar bebidas e alimentos pigmentados;
  • Parar de fumar;
  • Evitar morder objetos duros e roer as unhas;
  • Visitar regularmente seu dentista.

Você já deve ter percebido que as facetas de porcelana são um ótimo investimento a longo prazo, com todos os seus benefícios. No entanto, lembre-se de procurar um especialista para garantir que todas as suas expectativas relacionadas a resultados sejam atendidas.

Como as facetas de porcelana são aplicadas?

  1. Consulta inicial

Encontrar um dentista de sua confiança que seja capaz de realizar esse tipo de procedimento é o primeiro passo para colocar suas facetas. No início, ele determinará se você é ou não um candidato ao tratamento e também analisará se outros tratamentos são necessários ou não.

  1. Procedimentos pré-tratamento

Uma boa saúde bucal é essencial para inserir as lentes. O dentista pode então efetivamente remover cáries, fazer a raspagem de tártaro e limpar completamente a área. Se você quiser que seus dentes fiquem no tom das facetas que usará, é possível realizar algumas sessões de clareamento dental.

Esses procedimentos geralmente exigem mais de uma ida ao consultório dentário, mas são essenciais. Agende uma consulta para que você possa obter seu novo sorriso o mais rápido possível.

  1. Moldagem

Depois de deixar sua saúde bucal em dia, chegou o momento de fazer a moldagem da arcada. O dentista fará uma cópia de seus dentes usando um material adequado e enviará para um laboratório onde os técnicos irão projetar seu novo sorriso.

  1. Prova do sorriso novo

O responsável pelo seu caso receberá o diagnóstico final em questão de dias. Esta réplica de gesso do seu sorriso tem dentes esculpidos em cera de forma realista para representar seu novo sorriso.

Seu dentista fará um “test drive”, também conhecido como mock-up, para que você possa ver o produto final em sua própria boca e dar sua aprovação ou solicitar alterações antes que qualquer trabalho permanente seja feito.

Essa etapa é crucial, pois, uma vez aprovados e construídas as facetas, não é mais possível fazer alterações. Portanto, use esse tempo para responder a todas as suas perguntas e determinar se a forma, o tamanho e a cor dos seus dentes são exatamente o que você deseja.

  1. Preparo dos dentes

Essa é a etapa que oferece mais receito aos pacientes: o desgaste dos dentes. Ele é necessário para garantir que as facetas se ajustem de forma precisa, o que afeta diretamente na durabilidade do tratamento. Quando tudo é perfeitamente planejado e tudo é posto nas posições corretas, o desgaste é mínimo.

É importante reforçar que durante todo o procedimento não há nenhum tipo de dor, pois se utiliza anestesia local.

  1. Cimentação

Assim que o novo sorriso for aprovado e os dentes estiverem preparados, o dentista agendará a cimentação. Neste caso, uma cola bastante forte é empregada, unindo cada peça de porcelana firmemente aos dentes.

Visitas regulares ao dentista

As idas regulares ao dentista são importantes por vários motivos, incluindo a prevenção e o tratamento precoce de problemas de saúde bucal e o cuidado e manutenção adequados das facetas.

Com check-ups regulares, o dentista pode avaliar a saúde bucal de um paciente e aconselhá-lo sobre como mantê-la com bons hábitos.

Recomenda-se que as visitas ocorram pelo menos duas vezes por ano, a cada seis meses. O dentista pode sugerir um intervalo de tempo mais curto entre as visitas se achar que produzirá melhores resultados.

 

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!