Qual a diferença entre alinhadores e aparelhos ortodônticos?

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A ortodontia evoluiu muito nos últimos anos e a grande inovação neste segmento da odontologia sem dúvida foi a criação dos alinhadores ortodônticos transparentes.

Com relação aos resultados funcionais e estéticos ambos não apresentam diferenças.

O que diferencia aparelhos e alinhadores é a estrutura e o tempo de utilização. Os aparelhos, geralmente, são fixos, mas existem também alguns modelos móveis. No caso dos alinhadores, são sempre móveis, cobrem os dentes por inteiro e são transparentes. Os tratamentos com alinhadores ainda tendem a ter um tratamento mais rápido e confortável.

Quanto à manutenção, o fixo tem uma manutenção mensal ou a cada 45 dias, já o alinhador, você pode receber as placas todas de uma vez ou ir mensalmente receber, dependendo se o caso há necessidade ou não de acompanhamento mensal.

Qual a diferença de preço entre alinhadores e aparelhos?

Geralmente os aparelhos metálicos são os mais baratos,  seguindo pelos aparelhos estéticos e auto-ligados. Com a tecnologia envolvida, os alinhadores têm preço inicial um pouco mais elevado, no entanto, se o tratamento com o aparelho tiver uma duração superior a 1 ano e meio, considerando o valor da manutenção, o alinhador pode acabar tendo um valor final mais barato, além do tratamento ser muito mais rápido.

Para qual tipo de tratamento cada um é indicado?

Os aparelhos e alinhadores são usados de uma forma bem parecida. A restrição em relação ao uso dos alinhadores se dá apenas nos casos mais raros e que são muito complexos.

Os dois dispositivos corrigem problemas simples e complexos. O que pode variar é o grau de dificuldade das movimentações e o tempo que vai levar para alcançar os resultados desejados. Tudo isso é calculado pelo ortodontista para definir o que é melhor para o paciente.

De toda forma, aparelhos e alinhadores fazem correções em casos de:

  • desalinhamentos dentários;
  • alterações na mordida;
  • espaços entre os dentes;
  • apinhamentos dentários;
  • dentes com giros, entre outros.

É possível usar os dois para fazer a ortodontia preventiva, e ambos são utilizados na fase de contenção ortodôntica, para evitar que os problemas que já foram corrigidos voltem. Mas a contenção também pode ser feita com aparelhos móveis.

Como saber qual a melhor opção para mim?

O paciente deve procurar um ortodontista para avaliar as características do seu caso e definir qual é o melhor dispositivo.

Conhecendo as características dos aparelhos e alinhadores, e contando com o suporte de um bom dentista, você vai escolher o dispositivo ideal e realizar um tratamento eficaz. Assim, poderá alcançar ótimos resultados estéticos e funcionais para deixar o seu sorriso perfeito.

Entre em contato com a Odontoliuzzi e agende já sua avaliação com uma de nossas ortodontistas.

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!