Você já ouviu falar em atendimento humanizado ao paciente na odontologia? Trata-se de um tipo de atenção especial, que transforma a experiência do paciente e proporciona benefícios únicos.
Mas o que é o atendimento humanizado e qual sua real importância? A seguir, respondemos essas dúvidas e falamos mais sobre o assunto. Continue a leitura para descobrir tudo o que você precisa saber!
O que é o atendimento humanizado?
Trata-se de um tipo de atendimento que se caracteriza pela empatia e comunicação aberta entre paciente e profissional de saúde. Um de seus diferenciais é que o paciente é tratado como indivíduo, considerando não somente sintomas, mas também emoções, estilo de vida, entre outros pontos essenciais.
Esse é um detalhe importante porque coloca o paciente no centro do atendimento, entendendo-o como um todo e não somente como um objeto de estudo para diagnóstico de possíveis doenças.
Curiosamente, o atendimento humanizado é um conceito relativamente novo na área da saúde. Por muito tempo, o foco era o levantamento de sintomas para diagnóstico da doença, deixando de lado outros detalhes importantes sobre o paciente.
Com o atendimento humanizado, o foco passou a ser o indivíduo que está relatando os sintomas. E por que isso é importante? Simples: a personalidade, o estilo de vida e outras questões intrínsecas ao paciente podem ou não influenciar no sintoma e no desenvolvimento de doenças.
Além disso, considerar a pessoa como um todo permite uma abordagem amiga e empática, que é capaz de proporcionar soluções mais eficazes ao paciente. Assim, contribui-se para sua saúde de maneira geral.
Esse é um conceito que está diretamente ligado ao de odontologia humanizada, que é uma tendência entre dentistas que buscam proporcionar uma melhor experiência aos seus pacientes.
Principais características do atendimento humanizado
Você sabia que o atendimento humanizado possui características pontuais? A seguir, apresentamos quais são as principais e explicamos um pouco sobre cada uma. Acompanhe:
Empatia no atendimento ao paciente
Uma das características de destaque é a empatia no atendimento ao paciente, com compreensão de seu sofrimento e dores. Inclusive, isso se estende aos familiares do paciente, sobretudo em casos mais graves, que demandam acompanhamento de terceiros.
A atenção é pautada pelo entendimento do paciente durante todos os contatos, buscando sempre personalizar a abordagem e o tratamento. Dessa forma, garante-se um atendimento único, com uma experiência positiva.
Respeito a diferenças e diversidades
Outra característica comum é o respeito a diferenças e diversidades, considerando cada pessoa como única. O atendimento é feito sem ser invasivo ou ofensivo, demonstrando uma empatia do profissional da saúde e uma disposição maior em aprender.
Tratamento individualizado ao paciente
O atendimento humanizado também se caracteriza pelo tratamento individualizado do paciente. Ele entende que cada pessoa é única, portanto, uma solução boa para um paciente pode não ser para outro.
Logo, o tratamento tem como foco sanar necessidades pessoais de cada paciente. Pode envolver adaptações, bem como concessões para se adequar melhor à realidade de cada um.
Foco na ética profissional
A ética profissional é uma das marcas registradas do atendimento humanizado. Isso envolve aplicar ensinamentos obtidos desde a faculdade e seguir juramentos feitos durante a obtenção do diploma, sobretudo quando se pensa no atendimento de saúde.
Comunicação aberta e clara com o paciente
A comunicação com o paciente sempre será aberta e clara quando se fala na atenção humanizada. O profissional tem não só empatia, mas também paciência em ouvir, deixando que a pessoa se expresse e exponha não apenas sintomas, mas também medos e dúvidas.
Além disso, o atendimento não é rápido demais ou distanciado. O profissional busca manter o contato visual e ter uma conversa aberta com o paciente, o que ajuda a ter uma relação de confiança e transparente, contribuindo positivamente em tratamentos.
Atendimento humanizado: descubra sua importância na odontologia
Afinal, por que o atendimento humanizado na odontologia é importante? Ele é uma estratégia inteligente, que proporciona benefícios para o paciente e ao próprio dentista. Conheça quais são os que mais se destacam:
Melhora da experiência do paciente
O atendimento humanizado é capaz de melhorar a experiência do paciente. Isso se deve ao fato de ser empático, com comunicação aberta e focado em entender a pessoa. Com isso, há uma maior chance de retorno e de que faça os tratamentos necessários.
Esclarecimento de dúvidas
Muitos pacientes têm várias dúvidas e é comum que não as esclareça porque o dentista não deu essa abertura. Portanto, ao adotar um tratamento humanizado odontologia é possível evitar isso, com trocas verdadeiras que fazem com que todas as partes saiam ganhando.
Relação de confiança
Com o atendimento humanizado, é possível construir uma relação de confiança entre paciente e dentista. Pode parecer um detalhe menor, mas não é! Nessa situação, o paciente se sente mais à vontade para iniciar e dar continuidade ao tratamento, sabendo que estará em boas mãos.
Tratamento personalizado
Quando o dentista conhece o paciente, seus hábitos, estilo de vida, dores e expectativas, é mais fácil personalizar o tratamento para alcançar aquilo que ele busca. O resultado também é personalizado, fugindo de padrões que muitas vezes não ficam bons em todos.
Mais engajamento no tratamento
O paciente que tem uma boa experiência com o dentista normalmente possui um maior engajamento no tratamento. Por isso, é muito provável que se dedique mais e atue em parceria com o profissional, atingindo excelentes resultados.
Maior taxa de prevenção de problemas bucais
A humanização na odontologia também contribui para amenizar ou eliminar o medo de dentista, fazendo com que o paciente se consulte com frequência e faça efetivamente os tratamentos que necessita.
Assim, dá para ter uma maior taxa de prevenção de doenças, mantendo a saúde bucal sempre em dia. Paralelamente, também se colabora para a saúde de todo o corpo!
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