Aparelho ortodôntico: 7 dicas de como aliviar a dor após manutenção

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A dor após manutenção do aparelho ortodôntico incomoda muitas pessoas, pode interferir no humor e até dificultar o momento de se alimentar. Mas a boa notícia é que existem formas de driblar esse pequeno problema e tornar o seu tratamento bem mais confortável.

Além disso, já existem algumas técnicas dentro da odontologia que são menos doloridas que as de antigamente. Bateu a curiosidade? Então, você vai gostar deste texto! Confira!

Por que é comum sentir dor após a manutenção do aparelho ortodôntico?

O dente doendo depois da manutenção pode durar de 3 a 5 dias. Isso acontece porque a função do tratamento com o aparelho ortodôntico ou o aparelho autoligado é justamente alterar o formato da arcada dentária.

Os dentes são apertados dentro do osso. É lá onde vai acontecer a movimentação. Esse aperto gera uma inflamação, por isso surge a dor com as ativações do aparelho fixo. Mas depois de alguns dias, o paciente já se acostuma e deixa de sentir.

Clique aqui e leia nosso artigo com 7 formas de evitar atrasos no tratamento ortodôntico.

Todo mundo sempre sente dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico?

Bem, a resposta é: não. Sabe por quê? Em primeiro lugar, porque a dor é uma sensação subjetiva. Em segundo, porque isso depende da própria genética e do corpo de cada pessoa. Alguns de nós temos uma disposição diferente no cérebro e, com isso, uma sensibilidade maior.

O terceiro motivo tem a ver com a técnica utilizada pelo dentista. Existem tecnologias mais avançada, como o fio de níquel-titânio, que proporciona o mesmo efeito, mas faz uma força menor e mais constante. A movimentação dos dentes é contínua, durante o mês inteiro, mas o paciente sente menos dor. Dessa forma, você ganha um tratamento mais rápido e menos dolorido!

Voce já ouviu falar em Odontologia Humanizada? Clique aqui e descubra.

Como aliviar a dor de dente após manutenção do aparelho fixo?

Aguentar a boca dolorida é chato, não é mesmo? Por isso, confira as dicas para lidar com a dor após manutenção do aparelho!

1. Consuma alimentos gelados

Aqui na OdontoLiuzzi usamos uma técnica de termo-ativação do fio. Isso significa que quanto mais gelado, mais maleável o aparelho se torna. Então, sugerimos aos pacientes, nos primeiros dias, tomar água gelada, sorvete ou açaí caso sintam muita pressão.

Dessa forma, com o gelado, a pressão suaviza um pouco. Depois, com a temperatura normal da boca, volta à pressão inicial.

2. Use o analgésico recomendado pelo dentista

A regra é: remédio para dor de dente após manutenção do aparelho apenas com a prescrição do profissional, combinado? É importante evitar os anti-inflamatórios, pois eles podem alterar a movimentação.

Em casos mais extremos, o paciente pode tomar um analgésico recomendado pelo dentista no primeiro dia após a manutenção. Mas isso está ficando cada vez mais raro agora com as novas tecnologias.

3. Faça refeições mais pastosas nos primeiros dias

Outra solução é dar preferência a alimentos mais pastosos, já que assim você não precisa forçar a mandíbula. Ao comer algo mais duro, você pode sentir a sensação como se isso martelasse os dentes, então é legal optar por um macarrão ou outras comidas que não exijam tanto a mastigação nesses dois primeiros dias após a ativação.

4. Realize uma escovação suave

Acredite: por mais que seja dolorido, limpar bem os dentes faz a diferença, além de evitar cáries. Assim, comece usando o fio dental adequado. Optar por uma escova e uma pasta para dentes sensíveis também pode melhorar o desconforto. Além disso, faça uma escovação suave, inclusive para não machucar a gengiva.

5. Utilize a cera dental

Algumas vezes, a dor não é exatamente no dente, mas na gengiva que fica machucada com os bráquetes. Se isso acontece, uma solução é usar a cera dental. Na maior parte do tempo, o dentista entrega um pequeno pedaço do material para o paciente utilizar ao longo do mês, caso precise.

6. Prefira as técnicas mais modernas

Com as tecnologias modernas e a evolução do aparelho ortodôntico, por que ainda optar pelas metodologias antigas? Prefira clínicas e profissionais que usam materiais de primeira, já que, além de contarem com as melhores evidências para o seu tratamento, ainda proporcionam mais conforto.

7. Fale com o seu dentista

O profissional é responsável por um tratamento completo e de qualidade, o que envolve também dar o direcionamento certo mesmo depois do atendimento. Inclusive, ele verifica se a dor após manutenção do aparelho tem relação com isso ou se pode ser outro problema.

Como escolher uma boa clínica para fazer a manutenção?

Até aqui deu para perceber que nem todos os dentistas e as clínicas trabalham da mesma forma, não é mesmo? Confira como acertar na escolha da clínica para a manutenção do aparelho!

Pesquise referências e reputação

A internet é um mundo aberto para você descobrir se determinado estabelecimento tem boa reputação. Por isso, pesquise sobre a clínica e visite suas redes sociais. Uma ideia interessante é dar uma olhada no site Reclame Aqui que, além de conter queixas de clientes, ainda pontua algumas alternativas de acordo com o serviço prestado.

Avalie o custo-benefício

A clínica facilita o pagamento? Prestar atenção nisso é importante, pois evita que você entre em furadas e, depois de tudo, sinta dificuldades em dar continuidade ao tratamento. Avalie se existe suporte financeiro e se os valores estão dentro da sua realidade.

Preste atenção no atendimento

Sabia que um atendimento humanizado revela outras características da clínica? Isso diz sobre qualidade e o quanto o profissional se importa em satisfazer as necessidades do paciente. Essa atenção é ainda mais especial caso você tenha alguma insegurança ou medo de dentista. Um bom profissional escutará o que você teme e te ajudará a lidar com o tratamento da melhor forma.

Verifique os materiais utilizados

Só para ressaltar aquilo que já comentamos, verifique se a clínica odontológica adota equipamentos modernos e que te ajudem a sentir menos dor. Isso é uma forma de valorizar o paciente e de investir no sucesso no tratamento. Afinal, a estética é importante, mas o seu bem-estar também vale, certo?

Você merece conquistar um sorriso lindo. O tratamento ortodôntico é um bom caminho, mas ele não precisa ser sofrido. Portanto, dor após manutenção do aparelho, além de ter solução, pode ser evitada.

Aqui na OdontoLiuzzi, trazemos um novo conceito em Odontologia, aliando conforto, tecnologia, técnicas avançadas e equipe qualificada, oferecendo aos clientes excelência em tratamentos odontológicos.

O que você estar esperando para garantir seu novo sorriso?

Ficou com alguma dúvida sobre o que você faz para aliviar a dor após a manutenção do aparelho ortodôntico? Então, agende uma consulta com a OdontoLiuzzi! Por aqui, você encontra profissionais altamente qualificados e prontos para ajudar você a sorrir novamente. Estamos à disposição!

Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Quer ficar por dentro de mais orientações? Então, curta nossas páginas no Instagram e Facebook.

Para finalizar, que tal compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais? Assim, eles podem tirar a mesma dúvida que você tinha até alguns minutos atrás!

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter
Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!