Entenda a diferença entre prótese protocolo e implante

Dentista que faz lentes de contato dental
Dra. Natália Morales é especialista em Endodontia, Implantodontia, Prótese Dentária e Odontologia 3d e dedica-se há 14 anos em atendimento de pacientes com odontofobia. Referência em atendimento humanizado.

A prótese protocolo e o implante dentário são tratamentos odontológicos que possibilitam repor dentes naturais. Embora a finalidade seja a mesma, ambos os procedimentos são diferentes.

Não sabe qual é essa diferença? Sem problemas! A seguir, você confere essa e outras informações que precisa saber sobre próteses e implantes dentários. Acompanhe e descubra!

O que é o implante dentário?

O implante dentário é um pino de material biocompatível, normalmente de titânio. Ele é colocado no osso da gengiva do paciente, por meio de uma cirurgia simples.

Sua finalidade é desempenhar o papel da raiz do dente natural. É sobre esse pino que se coloca a prótese protocolo dentário após o período de osseointegração do implante.

Prótese protocolo: descubra o que é

A prótese protocolo dental é o que substitui o dente natural do paciente. Sua instalação é sobre o implante, o que oferece maior estabilidade à prótese, sobretudo em comparação a uma dentadura clássica.

Com a prótese, o paciente consegue mastigar corretamente, volta a sorrir e se comunicar com maior facilidade. Paralelamente, há a retomada da autoestima.

Um detalhe importante: a prótese protocolo odontológico é voltada a quem não possui mais dentes na arcada. Essa é uma solução moderna, esteticamente bonita, além de ser funcional e confortável ao paciente.

A prótese protocolo pode ser de resina ou cerâmica. A diferença entre esses materiais está na durabilidade (a de cerâmica possui maior vida útil) e no preço (a de resina é mais barata).

Prótese protocolo e implante: qual a diferença?

A diferença principal está na função de ambos. Enquanto a prótese protocolo odontologia substitui os dentes naturais, o implante dentário protocolo assume o papel da raiz do dente.

Mas as diferenças não param por aí! O implante é um pino de titânio, enquanto a prótese é uma peça de resina ou cerâmica. O implante é aplicado cirurgicamente e a prótese não precisa de cirurgias.

Quando fazer a prótese e o implante dentário?

Os procedimentos são indicados para pacientes que perderam dentes naturais de toda a arcada. Eles evitam o uso de dentadura comum, oferecendo um melhor resultado ao paciente em curto e longo prazos.

Um detalhe importante: também existe a possibilidade de fazer implante e prótese para substituir somente um dente. Sempre converse com um dentista especializado para definir qual a melhor abordagem para o seu caso.

Benefícios do implante e prótese protocolo

Esses procedimentos de odontologia estética e reabilitação oral proporcionam benefícios especiais. Abaixo, listamos os mais representativos para que você conheça:

Reabilitação do sorriso

Com o implante e a prótese, é possível fazer a reabilitação do sorriso total. O paciente retoma a função de mastigação e tem uma melhor experiência de degustação dos alimentos.

Mas não é só isso: o paciente tem uma redução de dor ao mastigar e consegue pronunciar determinados sons corretamente. Além disso, retoma sua autoestima, comunicando-se com mais segurança e confiança.

Ausência de restrição alimentar

O uso da prótese protocolo e implantes é melhor porque não possui restrição alimentar. Portanto, o paciente pode comer quaisquer alimentos sem medo de quebra, como acontece com a dentadura tradicional.

Estabilidade e conforto no uso

Em comparação à dentadura convencional, a prótese sobre implante se destaca. Ela é fixa, portanto, possui maior estabilidade, sem se movimentar na boca. Por isso, evita situações embaraçosas como a queda ao mastigar, sorrir ou falar.

Além disso, o uso da prótese é muito mais confortável que o da dentadura, sem risco de machucados na bochecha ou gengiva. Tanto que a adaptação do paciente costuma ser mais rápida.

Melhoria da fisionomia

Os procedimentos odontológicos estéticos melhoram a fisionomia do paciente, pois regulando a altura perdida por não ter dentes. Isso reforça ainda mais a autoestima, colaborando para o paciente ficar feliz com sua própria imagem.

Resistência a danos e durabilidade

Você sabia que a prótese protocolo é mais resistente a danos que uma dentadura convencional? É por isso que ela dura mais, compensando o investimento.

Com essa alternativa, você não precisa trocá-la frequentemente, economizando e tendo praticidade no cuidado com o sorriso. Logo, é a opção com o melhor custo-benefício.

Há contraindicações ao tratamento?

A colocação de implantes e prótese é contraindicada para quem não está com a saúde bucal em dia. Também não se recomenda a quem perdeu massa óssea dentária.

No entanto, esses problemas podem ser revertidos com o tratamento adequado e o paciente pode realizar os procedimentos normalmente. O ideal é que verifique a viabilidade junto a um dentista especialista.

Prótese protocolo e implante no Rio de Janeiro

Procurando dentista no Rio de Janeiro para fazer os tratamentos de prótese protocolo e implante? A Odonto Liuzzi tem profissionais altamente capacitados e atualizados para te atender!

Nossa equipe presta um atendimento personalizado e humanizado, bem como atua com foco em proporcionar a melhor experiência ao paciente, inclusive um resultado excepcional. Agende uma avaliação!

Pergunta que eu te respondo

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Print

Leia mais

Você sabe o que mais nos motiva para buscar cada vez mais conteúdos relevantes?

Saber que você gostou !! Milhares de pacientes sofrem com medo de dentista, e com certeza têm alguém agora Online em desespero.  Assim como eu que escrevo, você também pode ajudar . Então deixei os links aqui ao lado para te ajudar. 

Últimas notícias

Categorias
Tags
Cadastre-se e receba nossa Newsletter

Entenda a diferença entre prótese protocolo e implante

Abrir bate-papo
Estamos Online
Clínica Dentária Humanizada
Procurando por Atendimento de Qualidade? 👋
Estamos online!