Entre em contato
(021) 3165-0909 - 3042-9660
(021) 96933-5067

Odontologia Humanizada

Você provavelmente já ouviu falar em humanização da saúde, não é? Parto humanizado, abordagem humanizada ou, até mesmo, odontologia humanizada. São conceitos que estão ficando cada vez mais fortes na prática clínica em todas as áreas da saúde. Em 2003, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Humanização (PNH), com objetivo de voltar os olhos dos profissionais de saúde para o paciente como ser humano e não focar tanto nas técnicas e nas doenças. Muitos estudos corroboram que a abordagem humanizada melhora a saúde e previne doenças.

A humanização preconiza o acolhimento. Em uma situação hipotética, como você se sentiria se chegasse ao consultório do seu dentista e logo de cara o manobrista do estacionamento fosse mal educado com você? Ainda por cima, a recepcionista está de cara amarrada lixando a unha e nem te olha quando pede para você esperar pela consulta. Para completar, o dentista atrasa, não avisa e nem oferece opções para remarcar a consulta, só te dá um chá de cadeira. Quando você finalmente é chamado, ele nem conversa porque está com pressa, pede para você sentar e abrir a boca, conta duas cáries e avisa: “Você tem duas cáries aí, custa tanto, vamos fazer?” É como aquele médico que nem encosta no paciente, sabe? Parece que tem “nojinho” de gente.

A abordagem da humanização é a maneira ideal de se praticar saúde, é quando você faz o paciente se sentir acolhido e, principalmente, escuta suas queixas. É importante conversar e explicar sobre as formas de tratamento, porque sabemos que geralmente podemos utilizar de diferentes meios para chegar ao resultado final e nada mais justo do que o paciente participar das decisões.
A Odontoliuzzi é Odontologia Humanizada ao seu alcance.